Pular para o conteúdo principal

Possibilidade de Lula ser candidato acelera mudança na estratégia eleitoral de Bolsonaro

 

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputar as eleições de 2022 acelerou uma mudança de postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Planalto e aliados do presidente avaliam que ter o petista como adversário na corrida presidencial antecipa os efeitos da polarização direita-esquerda e beneficia Bolsonaro, mas também o obriga a moderar a própria conduta e a comunicação em relação ao combate à Covid-19.

O mesmo Bolsonaro que em 4 de março disse “chega de frescura, de mimimi” sobre o coronavírus e que falou sobre comprar vacina “só se for na casa da tua mãe”, usou máscara um evento no Palácio do Planalto na quarta-feira (10) em que sancionou um projeto que poder acelerar a compra de imunizantes. Em um discurso ameno, citou realizações do governo durante a pandemia.

Na quarta, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, também publicou em suas redes sociais um apelo pela imunização. Uma imagem com a foto de seu pai informa que “nossa arma é a vacina”.

O comentário feito pelo senador ocorreu quase ao menos tempo em que Bolsonaro participava da cerimônia no Planalto. Ambos destacaram que, nos próximos meses, o governo vacinará milhões de pessoas. “O Brasil terá mais de 400 milhões de vacinas até o fim do ano”, disse Bolsonaro.

A cerimônia em que Bolsonaro usou máscara e a postagem de Flávio ocorreram horas depois de Lula ter se pronunciado pela primeira vez após a decisão do ministro do STF Edson Fachin que anulou os processos contra o petista na Lava Jato e que, assim, devolveu os direitos políticos ao ex-presidente. No discurso, Lula desconversou sobre candidatura, mas disse que o PT vai "polarizar" com Bolsonaro em 2022.

Moderação de Bolsonaro tem como alvo o eleitor de centro

Interlocutores do governo ouvidos pela Gazeta do Povo reconhecem que a mudança de postura de Bolsonaro não é uma coincidência. “Para ele [Bolsonaro] ter uma eleição mais tranquila, tem que moderar o discurso a partir de agora”, disse uma fonte do Palácio do Planalto.

Ao usar máscara, moderar o discurso e citar os feitos do governo na pandemia, Bolsonaro coloca em ação uma nova estratégia para a comunicação institucional que vinha sendo defendida por uma ala do Planalto.

Essa ala – composta majoritariamente por ministros palacianos e interlocutores mais próximos do presidente – vinha aconselhando o presidente a “mudar a chave”. Além de Lula, que acelerou a mudança de tom, a preocupação do governo é com a queda de popularidade de Bolsonaro por causa da piora da pandemia de Covid-19 no país.

Com informações do GazetaDoPovo

Foto Ilustrativa: Evaristo Sa/AFP/Divulgação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral