Pular para o conteúdo principal

Igeprev promove curso de preparação de militares para aposentadoria

O evento terá quatro encontros virtuais voltados, nesta etapa, para onze policiais da PM

O Igeprev iniciou, na quarta-feira (10), o primeiro curso de preparação de militares para aposentadoria. Em parceria com a Polícia Militar, a capacitação aborda temáticas importantes para discussão com os servidores que estão prestes a entrar para a reserva.

Ministrado por técnicos do Núcleo de Atenção Psicossocial do Igeprev, o evento terá quatro encontros virtuais, cada um debatendo um tema diferente. O primeiro foi sobre “Saúde Mental e ‘Inatividade’”.

A psicóloga do Igeprev, Juliana Galvão, conduziu um diálogo interativo com onze policiais militares que brevemente entrarão na inatividade. A temática central foi compreender o que é saúde mental e como promover sua manutenção após a entrada para a reserva. Para isso, a psicóloga levantou questões importantes para incentivar reflexões que auxiliam neste processo, como a valorização do tempo; manter a curiosidade acesa; aprendizado contínuo; viagens atraentes; afazeres domésticos; voluntariado; realizar arte e cultura; respiração; meditação e yoga.

O presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, defende ações que promovam capacitação e conhecimento humano e profissional. “Este é um dos projetos que nós estimulamos e apoiamos. O Igeprev sempre desenvolverá projetos que fomentem a educação previdenciária, o bem-estar dos nossos atuais segurados e dos que serão no futuro. Então, estamos muito orgulhosos em poder contribuir de forma qualitativa na preparação da inatividade de integrantes da Polícia Militar do Estado do Pará”.

Titular do Igeprev, Giussepp Mendes 

Para Juliana, a experiência de promover um curso com esta temática e diálogo foi excelente. “Contempla uma demanda importante para a qualidade de vida dos servidores do Estado. Iniciar uma semente de educação previdenciária, com a realização deste curso que visa orientar a transição para a inatividade, faz com que o Igeprev cumpra sua missão de contribuir para a dignidade do ex-servidor estadual”.

Um dos participantes, o policial militar Nilton Araújo, parabenizou a iniciativa e reconheceu a importância dele neste estágio da profissão. “Esse curso é muito importante e deveria ter sido implantado antes. Assim a gente constrói a expectativa de vivenciar o último dia de trabalho, porque a inatividade traz um vazio em nós, pois é uma vida de 30 anos e o que eu sei fazer é ser policial. Nós, policiais, precisamos mesmo dessa iniciativa”.

Nilton falou também da importância dos profissionais da Psicologia no ambiente de trabalho da corporação.

Segundo ele, promover a saúde mental é de extrema importância, especialmente para os policiais militares que vivem adversidades peculiares no cotidiano de trabalho: “Sempre defendi a ideia de que, pelo menos uma vez ao ano, um psicólogo passe uma semana em cada unidade para fazer um acompanhamento nos policiais, pois querendo ou não, somo catalisadores de energia tanto positiva como negativa”.

Com informações da Agência Pará

Fotos/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral