Pular para o conteúdo principal

Igeprev promove curso de preparação de militares para aposentadoria

O evento terá quatro encontros virtuais voltados, nesta etapa, para onze policiais da PM

O Igeprev iniciou, na quarta-feira (10), o primeiro curso de preparação de militares para aposentadoria. Em parceria com a Polícia Militar, a capacitação aborda temáticas importantes para discussão com os servidores que estão prestes a entrar para a reserva.

Ministrado por técnicos do Núcleo de Atenção Psicossocial do Igeprev, o evento terá quatro encontros virtuais, cada um debatendo um tema diferente. O primeiro foi sobre “Saúde Mental e ‘Inatividade’”.

A psicóloga do Igeprev, Juliana Galvão, conduziu um diálogo interativo com onze policiais militares que brevemente entrarão na inatividade. A temática central foi compreender o que é saúde mental e como promover sua manutenção após a entrada para a reserva. Para isso, a psicóloga levantou questões importantes para incentivar reflexões que auxiliam neste processo, como a valorização do tempo; manter a curiosidade acesa; aprendizado contínuo; viagens atraentes; afazeres domésticos; voluntariado; realizar arte e cultura; respiração; meditação e yoga.

O presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, defende ações que promovam capacitação e conhecimento humano e profissional. “Este é um dos projetos que nós estimulamos e apoiamos. O Igeprev sempre desenvolverá projetos que fomentem a educação previdenciária, o bem-estar dos nossos atuais segurados e dos que serão no futuro. Então, estamos muito orgulhosos em poder contribuir de forma qualitativa na preparação da inatividade de integrantes da Polícia Militar do Estado do Pará”.

Titular do Igeprev, Giussepp Mendes 

Para Juliana, a experiência de promover um curso com esta temática e diálogo foi excelente. “Contempla uma demanda importante para a qualidade de vida dos servidores do Estado. Iniciar uma semente de educação previdenciária, com a realização deste curso que visa orientar a transição para a inatividade, faz com que o Igeprev cumpra sua missão de contribuir para a dignidade do ex-servidor estadual”.

Um dos participantes, o policial militar Nilton Araújo, parabenizou a iniciativa e reconheceu a importância dele neste estágio da profissão. “Esse curso é muito importante e deveria ter sido implantado antes. Assim a gente constrói a expectativa de vivenciar o último dia de trabalho, porque a inatividade traz um vazio em nós, pois é uma vida de 30 anos e o que eu sei fazer é ser policial. Nós, policiais, precisamos mesmo dessa iniciativa”.

Nilton falou também da importância dos profissionais da Psicologia no ambiente de trabalho da corporação.

Segundo ele, promover a saúde mental é de extrema importância, especialmente para os policiais militares que vivem adversidades peculiares no cotidiano de trabalho: “Sempre defendi a ideia de que, pelo menos uma vez ao ano, um psicólogo passe uma semana em cada unidade para fazer um acompanhamento nos policiais, pois querendo ou não, somo catalisadores de energia tanto positiva como negativa”.

Com informações da Agência Pará

Fotos/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...