Triatlo celebra 35 anos no Brasil


“O fato do triatlo ter sobrevivido é uma vitória”, conta Roger de Moraes, campeão da primeira competição do esporte realizada no Brasil. #BlogCorridaParaTodos #triatlo


Roger venceu o Triathlon Café do Brasil aos 17 anos, em 1983, no Rio.  Filho de militares, nadador, judoca e corredor dos 3.000 metros com obstáculos, lendo uma revista descobriu o Ironman do Havaí um ano antes e resolveu então participar. Para marcar a data, acontecerá neste domingo, dia 13 de maio,  a primeira etapa do Campeonato Estadual do Circuito UFF (Universidade Federal Fluminense) com a presença de lendas do esporte no berço do triatlo brasileiro, o Rio de Janeiro, inclusive Roger.
A abertura do circuito vai rolar no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste carioca. 

Os cerca de 400 atletas serão divididos nas distâncias Sprint (750m de natação/20km de ciclismo/5km de corrida) e Standard (1,5km de natação/40km de ciclismo/10km de corrida) e vão disputar prêmios em dinheiro: R$ 8 mil para o Sprint e R$ 12 mil para a Standard.

Ninguém sabe ao certo quem é o pai ou mãe do triatlo, mas a modalidade teria surgido em 1974 em San Diego (EUA), como forma de treinamento nas férias dos atletas de um Clube de Atletismo, quando os técnicos passavam uma planilha de manutenção física com maior foco na natação e no ciclismo. O grande fato histórico foi a realização do primeiro Ironman, em  18 de fevereiro de 1978, disputado entre militares norte-americanos baseados no Havaí. No Brasil, foi o Triathlon Café do Brasil, disputado no Rio, em 1983, por jovens de todas as classes sociais motivados pela superação.

Com informações do Estadão

Comentários