Pular para o conteúdo principal

Barcarena aprova seu plano municipal de habitação e interesse social

Com o plano pronto e aprovado, será possível encontrar saídas para problemas de déficit habitacional que envolvem a especulação imobiliária, quantidades de alugueis, coabitações, regularização fundiária, infraestrutura e falta de equipamentos públicos e serviços entorno de áreas de moradia. O objetivo é garantir qualidade de habitação para as pessoas.

Por maioria de votos, foi aprovado nesta sexta-feira (11) o Plano Municipal de Habitação e Interesse Social de Barcarena, durante audiência pública no ginásio municipal. “O papel da gestão é apresentar soluções para esse passivo histórico que aconteceu à revelia (do município)”, disse o secretário de Planejamento local, Jacobson Estumano.

No debate sobre o conteúdo do documento apresentado nesta manhã, não surgiram novas propostas de emenda. Segundo os consultores do plano, todo foi contemplado anteriormente nas audiências preliminares. “A discussão não acabou aqui. Agora vai para a Câmara”, explicou Agrícolo Miranda, do Conselho Municipal das Cidades.

Para concluir a elaboração do Plano de Habitação, foi necessário ouvir a comunidade. Para isso, milhares de questionários foram respondidos nas diferentes localidades do município em que os moradores tinham que opinar sobre as condições de moradia. Com base nas informações coletadas, os consultores construíram um diagnóstico da situação.



O levantamento da realidade envolveu mais de 60 comunidades. Cerca de 2 mil questionários foram respondidos. Três audiências públicas preliminares consolidaram a participação de representantes de vários segmentos da sociedade. 

O Plano Municipal de Habitação foi discutido na Sede de Barcarena, no distrito do Murucupi e na Trambioca.

Com informações e fotos da ASCOM.PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...