Pular para o conteúdo principal

Precaução: Passageiros devem viajar com máscaras em Barcarena


Todos os passageiros, tanto dos serviços rodoviários quanto hidroviários em Barcarena, bem como os prestadores destes serviços, foram recomendados a utilizarem suas máscaras antes, durante e claro após o trajeto. 

Foto Ilustrativa / O Liberal - Thiago Gomes


“Como a questão do contágio é seríssima, nós estamos contribuindo com essa recomendação” disse o representante da empresa Amazonat, Moisés Pinheiro.

O Servidor público Alan Freire, disse que se a população, em especial os passageiros levassem a coisa de forma séria, nem precisa uma recomendação, mas diante de tamanha irresponsabilidade de alguns, chega em boa hora essa recomendação.

“Muito bom mesmo, as vezes quem está ao nosso lado no ônibus, na van ou na lancha, fala conosco ou acaba tossindo, se ele não tiver de máscara e nós também, fica complicada a situação. Tenho as minhas, dessa baratinhas mesmo, mas tenho pra evitar contaminação.” disse a aposentada Teresa Costa.

A recomendação foi colocada nos guichês de venda de passagens nos portos de Barcarena:




 Máscaras

O Ministério da Saúde anunciou que o uso de máscaras de tecidos confeccionadas em casa podem servir como barreiras à propagação do novo coronavírus.
Por isso, deixe as máscaras cirúrgicas ou especiais para os profissionais da saúde e faça a sua própria máscara.


E, lembre-se, para garantir a eficiência:

- O tecido de proteção precisa ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
- As máscaras são de uso individual e não devem ser compartilhadas.
- É importante fazê-las nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
- Devem ser lavadas após a utilização.


 Detalhes:

"O coronavírus é espalhado por gotículas espalhadas pelo ar, chamadas aerossóis, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Esses aerossóis ficam suspensos no ar e podem ter sua disseminação diminuída pelo uso de máscaras não profissionais", esclarece a agência nacional de vigilância sanitária

Na semana passada, o ministro da Saúde recomendou o uso de máscaras de pano pela população. "Não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet, faça você mesmo e lave com água sanitária, ou o nome que você conhece", disse o ainda Ministro da Saúde Mandetta.

De acordo com a Anvisa, qualquer pessoa pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas. Mas, é importante respeitar regras como:

  • Não compartilhar
  • Lavar após o uso
  • Descartar em locais adequados


A PREFEITURA DE BARCARENA EM SUA PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK, TAMBÉM INCENTIVA O USO DE MÁSCARA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...