Pular para o conteúdo principal

Alerta: Compras precisam de higienização ao entrar nas casas


Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus devemos redobrar a nossa atenção com a saúde e isso inclui os cuidados que precisam ser adotados ao sairmos de casa para fazer alguma atividade essencial, como ir ao supermercado ou à farmácia, por exemplo. 

Foto Ilustrativa

Afinal, precisamos comprar alimentos, itens de higiene pessoal, para a limpeza da casa e remédios, como os de uso contínuo. Em relação a essas compras, precisamos higienizá-las muito bem ao chegarmos em casa. Como as embalagens e sacos plásticos podem ser manuseados por muitas pessoas, eles também são meios de contaminação.

Como explica a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse novo vírus é transmitido de pessoa para pessoa, diretamente ao ter contato com um indivíduo infectado, ou indiretamente a partir do contato das mãos com uma superfície contaminada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia as principais dicas sobre a melhor maneira de higienizar as compras ao chegar em casa são:


Caixas e embalagens de plástico

Usar água e sabão são suficientes para limpar itens que vêm embalados em plástico, como os produtos de limpeza, por exemplo. Já nas embalagens de papelão, como as do tipo “longa vida”, podemos usar um pano umedecido com um pouquinho de álcool a 70%. Se houver algum resíduo de sujeira, o melhor é fazer uso de uma esponja com água e sabão.


Verduras e frutas

Frutas, verduras e legumes devem ser colocados num recipiente com água e uma colher de hipoclorito de sódio ou água sanitária, deixando-as de molho por cerca de 15 minutos nessa solução. Em seguida é só lavar em água corrente e guardar.


Embalagens de carnes

 Em relação aos produtos in natura, como carnes vermelhas, peixes e frangos, o cuidado deve ser direcionado às embalagens nas quais esses produtos estão acondicionados. Ao chegar em casa deve-se abrir tais embalagens com cuidado e colocá-las no lixo. Após, devemos lavar as mãos com água e sabão para poder guardar as carnes em um recipiente que possa ser levado à geladeira ou ao freezer.



Sacolas plásticas

As sacolas plásticas também merecem atenção, pois o vírus pode se aderir nas superfícies delas e lá permanecer por até três dias. Assim, o melhor a se fazer é descarta-las. O mesmo se aplica se as compras vierem acondicionadas em caixas de papelão. Nesse tipo de material o novo coronavírus consegue sobreviver por até um dia.
  
Seguir esses cuidados, dar atenção à lavagem das mãos, ficar em casa evitando aglomerações e seguir as demais orientações dadas pelas autoridades da saúde, são medidas essenciais nestes tempos e que precisam ser seguidas por todos. A nossa saúde e a das pessoas com quem convivemos agradecem!

Com informações do Portal Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...