Pular para o conteúdo principal

Helder reforça importância de controle para manter o Pará com número reduzido de casos de Covid-19


Em comunicado oficial transmitido ao vivo nesta terça-feira (31), o governador Helder Barbalho informou o aumento de casos confirmados de Covid-19 no Pará. De ontem (30) até hoje, após ser oficialmente declarada a transmissão comunitária em território paraense, subiu de 26 para 34 o número de casos positivos. Trinta e um ainda estão em análise e outros 786 foram descartados.

Apesar desse crescimento, o governador reiterou que, por enquanto, dados oficiais apontam o Pará com “a menor incidência de Coronavírus no Brasil”. Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, isso reforça a importância de os paraenses continuarem com as medidas restritivas de combate à doença. 

Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará


“É importante que nós consigamos ter o menor número de casos possíveis neste momento, porque o aumento dos números faz crescer a possibilidade de casos graves, que precisam de cuidados mais intensivos. E quanto menos casos tivermos, melhor é a reposta do SUS (Sistema Único de Saúde). A sobrecarga do sistema pode colocar em xeque o bom atendimento à população do Pará”, afirmou o titular da Sespa.

Repatriados – Helder Barbalho falou também sobre a operação montada pelo Estado para receber, no Aeroporto Internacional de Belém, os 52 passageiros de um voo que partiu de Paramaribo, no Suriname, nesta terça-feira (31). Após serem atendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda dentro da aeronave, e serem liberados em seguida, o governo atuou na chegada dos brasileiros, por medida cautelar expedida pela Justiça Federal.

Quem esteve à frente da operação foi o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Ele tranquilizou a população sobre as medidas tomadas dentro do aeroporto. “Nós abordamos cada um dos passageiros com a equipe de agentes da Sespa. Eles preencheram formulários com dados pessoais, como endereço e telefones. Nenhum deles relatou sintomas, e foram feitos testes preliminares, não apresentando nenhuma anormalidade. Depois houve a assinatura de um termo, onde eles se comprometem a seguir o protocolo de isolamento por 14 dias”, detalhou Ualame Machado.

Do total de passageiros, 24 eram paraenses, 13 maranhenses e outros 15 seguiam para outros estados, como Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Goiás.

Alguns brasileiros já haviam comprado passagem para outro voo em seguida. Porém, o governo do Estado adquiriu a passagem para pelo menos quatro pessoas que não possuíam meios de chegar às suas cidades, sendo duas para Chapecó (SC), uma para Petrolina (PE) e outra para Natal (RN).

Agentes da Segup acompanharam os passageiros que seguiram para embarque em outros voos. Nenhum deles manteve contato externo, seguindo direto para o embarque. Um ônibus da Polícia Militar foi usado para o traslado dos passageiros do Maranhão até a capital, São Luiz.

Com informações da AGÊNCIAPARÁ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...