Pular para o conteúdo principal

"190" - Ciop divulga balanço do 1º semestre e alerta sobre trotes nas férias escolares



Receber ligações falsas, os conhecidos trotes, ainda é uma realidade na central de chamadas 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência e emergência em segurança pública. Mas os altos índices desse tipo de ligações têm prejudicado o trabalho do Centro, que integra representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CPC Renato Chaves, Detran e Susipe.



Os altos índices de trotes provocam prejuízos para o sistema e para toda a população, pois qualquer pessoa pode necessitar de atendimento em um momento em que o atendente recebe um chamado falso e atrasa o atendimento de um caso real. Crianças e adolescentes ainda marcam o perfil de autores dessas chamadas falsas.

De janeiro a junho deste ano, a central de chamadas do Ciop 190 recebeu 635.383 mil chamadas, sendo que 582.422 (91,66%) foram atendidas e 52.961 (8,33%) foram abandonadas. Entre as chamadas atendidas, o Centro gerou 90.341 ocorrências na RMB, e registrou 45.339 (7,78%) chamadas falsas, número que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas que continua alto Veja a seguir.



Apesar do decréscimo no índice, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel da PM, Francimar Pinheiro, explica que esse número ainda é alarmante e precisa ser combatido para melhorar a efetividade do atendimento à população. 

"A atual gestão do Ciop já vem trabalhando com projetos na busca de combater os trotes para e esses resultados já demonstram isso. No entanto, chamamos atenção ainda da sociedade para nos ajudar a conscientizar pessoas que fazer trote é crime e prejudica muita gente. Em especial nesse mês de julho, gostaríamos que os pais e responsáveis nos ajudassem nesse sentido de conscientização, pois é um período de férias escolares e as crianças diminuem as atividades", relata a oficial.

Nesse sentido, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel PM Francimar Pinheiro, explica que o Centro continua efetuando sua missão de mediar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos de segurança pública do Pará, e que o Centro continua realizando ações com o projeto Amigo do Ciop para diminuir ainda mais essas ocorrências. "Cada ligação falsa realizada é um tempo precioso que atrapalha o atendimento de urgência e emergência em segurança pública", assegura a gestora.

No balanço do primeiro semestre, o Ciop ainda aponta o ranking das 10 principais ocorrências geradas na central 190. E a "poluição sonora/perturbação do sossego alheio" continua no topo com 28.842 (34%) ocorrências.

Confira o ranking das 10 principais naturezas de ocorrências na RMB, de janeiro a junho de 2019:

1- Poluição sonora: 28.842 (34%)
2- Situação/atitude suspeita: 8.891 (10%)
3- Lesão corporal: 7.576 (9%)
4- Ameaça: 4.436 (5%)
5- Briga: 4.080 (5%)
6- Roubo: 3.419 (4%)
7- Drogas Ilícitas: 2.860 (3%)
8- Ocorrências com animais: 2.754 (3%)
9- Acidente de Trânsito: 2.564 (3%)
10- Desordem: 2.558 (3%)


Com informações da Agência Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...