Receber ligações falsas, os conhecidos trotes, ainda é uma
realidade na central de chamadas 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop),
órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social
(Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência e emergência
em segurança pública. Mas os altos índices desse tipo de ligações têm
prejudicado o trabalho do Centro, que integra representantes da Polícia
Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CPC Renato Chaves, Detran e
Susipe.
Os altos índices de trotes provocam prejuízos para o sistema
e para toda a população, pois qualquer pessoa pode necessitar de atendimento em
um momento em que o atendente recebe um chamado falso e atrasa o atendimento de
um caso real. Crianças e adolescentes ainda marcam o perfil de autores dessas
chamadas falsas.
De janeiro a junho deste ano, a central de chamadas do Ciop
190 recebeu 635.383 mil chamadas, sendo que 582.422 (91,66%) foram atendidas e
52.961 (8,33%) foram abandonadas. Entre as chamadas atendidas, o Centro gerou
90.341 ocorrências na RMB, e registrou 45.339 (7,78%) chamadas falsas, número
que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas que
continua alto Veja a seguir.
Apesar do decréscimo no índice, a diretora interina do Ciop,
tenente-coronel da PM, Francimar Pinheiro, explica que esse número ainda é
alarmante e precisa ser combatido para melhorar a efetividade do atendimento à
população.
"A atual gestão do Ciop já vem trabalhando com projetos na busca de combater os trotes para e esses resultados já demonstram isso. No entanto, chamamos atenção ainda da sociedade para nos ajudar a conscientizar pessoas que fazer trote é crime e prejudica muita gente. Em especial nesse mês de julho, gostaríamos que os pais e responsáveis nos ajudassem nesse sentido de conscientização, pois é um período de férias escolares e as crianças diminuem as atividades", relata a oficial.
Nesse sentido, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel
PM Francimar Pinheiro, explica que o Centro continua efetuando sua missão de
mediar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos de segurança pública do
Pará, e que o Centro continua realizando ações com o projeto Amigo do Ciop para
diminuir ainda mais essas ocorrências. "Cada ligação falsa realizada é um
tempo precioso que atrapalha o atendimento de urgência e emergência em
segurança pública", assegura a gestora.
No balanço do primeiro semestre, o Ciop ainda aponta o
ranking das 10 principais ocorrências geradas na central 190. E a
"poluição sonora/perturbação do sossego alheio" continua no topo com
28.842 (34%) ocorrências.
Confira o ranking das 10 principais naturezas de ocorrências na RMB, de janeiro a junho de 2019:
1- Poluição sonora: 28.842 (34%)
2- Situação/atitude suspeita: 8.891 (10%)
3- Lesão corporal: 7.576 (9%)
4- Ameaça: 4.436 (5%)
5- Briga: 4.080 (5%)
6- Roubo: 3.419 (4%)
7- Drogas Ilícitas: 2.860 (3%)
8- Ocorrências com animais: 2.754 (3%)
9- Acidente de Trânsito: 2.564 (3%)
10- Desordem: 2.558 (3%)
Com informações da Agência Pará.
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