Pular para o conteúdo principal

"190" - Ciop divulga balanço do 1º semestre e alerta sobre trotes nas férias escolares



Receber ligações falsas, os conhecidos trotes, ainda é uma realidade na central de chamadas 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência e emergência em segurança pública. Mas os altos índices desse tipo de ligações têm prejudicado o trabalho do Centro, que integra representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CPC Renato Chaves, Detran e Susipe.



Os altos índices de trotes provocam prejuízos para o sistema e para toda a população, pois qualquer pessoa pode necessitar de atendimento em um momento em que o atendente recebe um chamado falso e atrasa o atendimento de um caso real. Crianças e adolescentes ainda marcam o perfil de autores dessas chamadas falsas.

De janeiro a junho deste ano, a central de chamadas do Ciop 190 recebeu 635.383 mil chamadas, sendo que 582.422 (91,66%) foram atendidas e 52.961 (8,33%) foram abandonadas. Entre as chamadas atendidas, o Centro gerou 90.341 ocorrências na RMB, e registrou 45.339 (7,78%) chamadas falsas, número que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas que continua alto Veja a seguir.



Apesar do decréscimo no índice, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel da PM, Francimar Pinheiro, explica que esse número ainda é alarmante e precisa ser combatido para melhorar a efetividade do atendimento à população. 

"A atual gestão do Ciop já vem trabalhando com projetos na busca de combater os trotes para e esses resultados já demonstram isso. No entanto, chamamos atenção ainda da sociedade para nos ajudar a conscientizar pessoas que fazer trote é crime e prejudica muita gente. Em especial nesse mês de julho, gostaríamos que os pais e responsáveis nos ajudassem nesse sentido de conscientização, pois é um período de férias escolares e as crianças diminuem as atividades", relata a oficial.

Nesse sentido, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel PM Francimar Pinheiro, explica que o Centro continua efetuando sua missão de mediar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos de segurança pública do Pará, e que o Centro continua realizando ações com o projeto Amigo do Ciop para diminuir ainda mais essas ocorrências. "Cada ligação falsa realizada é um tempo precioso que atrapalha o atendimento de urgência e emergência em segurança pública", assegura a gestora.

No balanço do primeiro semestre, o Ciop ainda aponta o ranking das 10 principais ocorrências geradas na central 190. E a "poluição sonora/perturbação do sossego alheio" continua no topo com 28.842 (34%) ocorrências.

Confira o ranking das 10 principais naturezas de ocorrências na RMB, de janeiro a junho de 2019:

1- Poluição sonora: 28.842 (34%)
2- Situação/atitude suspeita: 8.891 (10%)
3- Lesão corporal: 7.576 (9%)
4- Ameaça: 4.436 (5%)
5- Briga: 4.080 (5%)
6- Roubo: 3.419 (4%)
7- Drogas Ilícitas: 2.860 (3%)
8- Ocorrências com animais: 2.754 (3%)
9- Acidente de Trânsito: 2.564 (3%)
10- Desordem: 2.558 (3%)


Com informações da Agência Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...