Pular para o conteúdo principal

TJPA - Novo espaço vai agilizar atendimento a mulheres vítimas de violência


Com o objetivo de avançar nas ações que visem a proteção da mulher em situação de violência doméstica e familiar, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, em parceria com o Estado do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, instalou, na manhã desta terça-feira, 9, o Serviço de Acolhimento Multidisciplinar das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. O novo espaço, localizado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, vai permitir economia de tempo para a vítima, que será atendida pela equipe multidisciplinar imediatamente após o registro do boletim de ocorrência.

O serviço contará com o apoio de profissionais, como psicólogo, pedagogo e assistente social, com foco na humanização e na agilização do processo, pois antes a vítima tinha que se dirigir às Varas de Violência Doméstica para fazer esse tipo de atendimento, o que acarretava até a desistência da denúncia.  A presidente do TJPA, que é ex-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), ressaltou que é preciso ouvir as vítimas com atenção quando elas buscam atendimento, porque quando elas chegam para falar é porque não suportam mais. “Aqui é um espaço criado para que a mulher seja acolhida, para que ela tenha de imediato o acolhimento. Então é uma alegria poder fazer essa entrega juntamente com o ParáPaz”.

Durante a cerimônia de instalação, a coordenadora atual do Cevid, desembargadora Rosi Maria Gomes, afirmou que estava feliz em contribuir e esperava corresponder às expectativas do patamar que foi colocada e que esperava desenvolver com todos um trabalho coeso.

A juíza auxiliar do Cevid, Reijjane de Oliveira destacou a economia de tempo que o serviço vai proporcionar. “Esse espaço é para fazer o acolhimento das mulheres que vem à delegacia da Mulher, que vem registrar um boletim de ocorrência e, ao sair da delegacia, ela já vem diretamente para o atendimento psicossocial do Tribunal de Justiça. Então de imediato a mulher já recebe as orientações de acordo com as necessidades dela. Isso vem dar a mulher em situação de violência doméstica um tratamento mais humanizado, mais imediato”.

A diretora da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Janice Maria de Aguiar Brito, lembrou que é mais um avanço em um trabalho que começou em 2016, quando o Judiciário passou a protocolar as medidas protetivas dentro da DEAM. “Nós somos procuradas por mulheres que, às vezes, querem desistir da medida protetiva. Tendo um núcleo do Tribunal aqui, dando essa informação, dando esse suporte, fica muito mais fácil para ela de não ter que se deslocar até o Fórum. Vai poder fazer tudo aqui. E é isso que a gente quer proporcionar à vítima. Que ela consiga resolver todos os problemas”, afirmou.

Também participaram da cerimônia de instalação do Serviço, o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Henrique Teixeira de Barros, e a equipe do Cevid.

Com informações e fotos: TJPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral