Pular para o conteúdo principal

TJPA - Novo espaço vai agilizar atendimento a mulheres vítimas de violência


Com o objetivo de avançar nas ações que visem a proteção da mulher em situação de violência doméstica e familiar, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, em parceria com o Estado do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, instalou, na manhã desta terça-feira, 9, o Serviço de Acolhimento Multidisciplinar das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. O novo espaço, localizado na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, vai permitir economia de tempo para a vítima, que será atendida pela equipe multidisciplinar imediatamente após o registro do boletim de ocorrência.

O serviço contará com o apoio de profissionais, como psicólogo, pedagogo e assistente social, com foco na humanização e na agilização do processo, pois antes a vítima tinha que se dirigir às Varas de Violência Doméstica para fazer esse tipo de atendimento, o que acarretava até a desistência da denúncia.  A presidente do TJPA, que é ex-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), ressaltou que é preciso ouvir as vítimas com atenção quando elas buscam atendimento, porque quando elas chegam para falar é porque não suportam mais. “Aqui é um espaço criado para que a mulher seja acolhida, para que ela tenha de imediato o acolhimento. Então é uma alegria poder fazer essa entrega juntamente com o ParáPaz”.

Durante a cerimônia de instalação, a coordenadora atual do Cevid, desembargadora Rosi Maria Gomes, afirmou que estava feliz em contribuir e esperava corresponder às expectativas do patamar que foi colocada e que esperava desenvolver com todos um trabalho coeso.

A juíza auxiliar do Cevid, Reijjane de Oliveira destacou a economia de tempo que o serviço vai proporcionar. “Esse espaço é para fazer o acolhimento das mulheres que vem à delegacia da Mulher, que vem registrar um boletim de ocorrência e, ao sair da delegacia, ela já vem diretamente para o atendimento psicossocial do Tribunal de Justiça. Então de imediato a mulher já recebe as orientações de acordo com as necessidades dela. Isso vem dar a mulher em situação de violência doméstica um tratamento mais humanizado, mais imediato”.

A diretora da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Janice Maria de Aguiar Brito, lembrou que é mais um avanço em um trabalho que começou em 2016, quando o Judiciário passou a protocolar as medidas protetivas dentro da DEAM. “Nós somos procuradas por mulheres que, às vezes, querem desistir da medida protetiva. Tendo um núcleo do Tribunal aqui, dando essa informação, dando esse suporte, fica muito mais fácil para ela de não ter que se deslocar até o Fórum. Vai poder fazer tudo aqui. E é isso que a gente quer proporcionar à vítima. Que ela consiga resolver todos os problemas”, afirmou.

Também participaram da cerimônia de instalação do Serviço, o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Henrique Teixeira de Barros, e a equipe do Cevid.

Com informações e fotos: TJPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...