Pular para o conteúdo principal

Com mais de 5 kg ao nascer, bebê chamou atenção no Hospital de Barcarena

Isaque Furtado veio ao mundo com 5,170 kg e com 54 centímetros

"Quando completei 36 semanas, fiz uma ultrassom e ele já estava grande. Nas últimas semanas, próximo ao parto, eu estava com dificuldades para tudo, andar, sentar, comer. Quando completou 40 semanas, ele veio, enorme e bochechudo. Eu não esperava ser tão grande!”. O relato é da agricultora Sandra Furtado, de 36 anos, que deu à luz o bebê Isaque Furtado, no último fim de semana, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), em Barcarena, na região metropolitana de Belém. O nascimento do "bebezão" deu um novo sentido à vida da agricultora, na semana do Dia da Mulher.

Com 5,170 kg e com 54 centímetros, Isaque é considerado o maior bebê já nascido no hospital e virou motivo de orgulho para equipe que realizou o parto. “Já tivemos bebês grandes, porém Isaque tem mais de 5 kg e nasceu em parto normal. É o maior recém-nascido que tivemos”, celebra a profissional, lembrando que desde a entrega do hospital, em 2018, não acontece um nascimento deste tipo.

O parto só foi possível porque o hospital, gerido pelo Governo do Estado, possui a equipe treinada para este tipo de procedimento. A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins. O HMIB presta um atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico ginecologista Anderson da Silva explica que essa faixa de peso do "bebezão" é incomum. “Esse peso equivale a uma criança de dois meses de vida”, diz. Por ser grande para a idade gestacional, ele permanecerá sendo acompanhado por pediatra e endocrinologista no HMIB para consultas regulares e exames.

Mãe de outros três filhos, que também nasceram grandes, Sandra conta que o momento é de expectativa para a chegada do "pequeno gigante" em casa. “Agora, os irmãos vão conhecê-lo. Fizeram placas e decoraram todo o quarto para receber o Isaque. Mais um grandão para a família”, diz ela, emocionada.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado em Barcarena, a 114 km de Belém. Desde a sua inauguração, já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Com informações e fotos: Agência Pará.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...