Pular para o conteúdo principal

Paz em Casa: Mulheres terão processos acelerados na justiça.

Campanha Justiça Pela Paz em Casa inicia nova edição.

A 17ª edição da campanha nacional Semana Justiça pela Paz em Casa começa na próxima segunda-feira, 8, data do Dia Internacional da Mulher. Na programação do Judiciário paraense, haverá concentração de esforços para dar andamento nas sentenças de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como também ocorrerá programação educativa. A Semana, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais, tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006).

A abertura oficial da Semana ocorrerá no dia 8, às 17h, de forma online, com a presença da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, junto com a desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJPA, e da juíza auxiliar da Cevid, Reijjane de Oliveira.

Com a finalidade de incentivar a valorização feminina, a igualdade de gênero e a participação feminina na gestão pública, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), através da Cevid, realizará dois webinários sobre o acesso das mulheres paraenses à e na Justiça. As inscrições estão abertas ao público em geral e podem ser realizadas através do site da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA).

O primeiro deles ocorrerá logo após a abertura oficial da Semana, no dia 8, às 17h30, com o tema “O Acesso das Mulheres à/na Justiça: O caso da Amazônia Paraense”. O Webinário será coordenado pela presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, junto com as presidentes de todos os demais Tribunais de âmbito paraense. São Elas: a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM), conselheira Mara Barbalho da Cruz; a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE), conselheira Maria de Lourdes de Oliveira; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Graziela Leite Colares.

Na terça-feira, 9, às 17h, haverá mais um webinário com o tema “O acesso das mulheres amazônidas ao Sistema de Justiça”, que contará com a presença da cacique da aldeia Surucuá, Raquel Tupinambá; da vereadora e ribeirinha do Furo Gentil, localizado em Abaetetuba, Maria Madalena Silva; da secretária da Mulher da Federação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Pará (FETAGRE), Camila Castro de Oliveira; da ribeirinha membro da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Edizangela Alves Barros; da ouvidora geral externa da Defensoria Pública do Estado do Pará, Norma Miranda Barbosa; e da presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), juíza Bárbara Lívio, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Durante a programação da Semana Justiça pela Paz em Casa, haverá, ainda, a inauguração do Espaço de Acolhimento à Mulher, da ParáPaz, que contará com uma equipe multidisciplinar do TJPA para dar suporte emocional e orientações em relação à Lei Maria da Penha às mulheres que passam por situação de violência de gênero. A inauguração está marcada para o dia 8 de março, às 9h. Todas as ações da campanha atendem a Meta 8 do CNJ, que orienta a Justiça Estadual a priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Com informações do TJPA.

Foto Ilustrativa / Divulgação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...