Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Com nova atualização, Pará passa a ter bandeiramento vermelho

Estado retoma atividades não essenciais na Região Metropolitana de Belém e restringe acesso ao Marajó

Está permitido, desde às 5h desta terça-feira (30), o funcionamento de atividades não essenciais nos municípios da Região Metropolitana I (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará), que saíram do lockdown e avançaram ao bandeiramento vermelho. Com a nova atualização, todas as regiões de saúde do Estado passam a compor, no sistema de bandeiramento, a coloração vermelha.

As determinações estão dispostas no Decreto Estadual 800/2020, publicado com alterações na manhã de segunda-feira (29), com vigência prevista para às 21h do mesmo dia.

“Encerramos o lockdown e já demos início ao horário previsto para a circulação restrita de pessoas, de 21h as 5h, que é uma das medidas indicadas pelo bandeiramento vermelho, para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19”, explicou Ricardo Sefer, procurador-geral do Estado.

Desta forma, estão autorizados a funcionar: shoppings centers com horário reduzido, das 11h às 20h, exceto no caso das praças de alimentação, que devem encerrar às 18h; comércios de rua, com expediente das 9h às 17h; academias de ginástica, com encerramento limitado às 20h, sendo vedadas as aulas coletivas; restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins, sendo obrigados a encerrar às 18h.

Em contrapartida, seguem proibidos, em todos os municípios com bandeira vermelha, cinemas, teatros, bares, casas de shows e estabelecimentos similares. Também ficarão fechados praias, igarapés, balneários e similares nas sextas e segundas-feiras, sábados, domingos e feriados.

O governo do Estado também restringiu a entrada e a saída de pessoas, por meio hidroviário, em municípios do arquipélago do Marajó, exceto para o exercício de atividades essenciais, para tratamento de saúde ou para pessoas que entejam retornando para sua residência. O transporte de cargas também está permitido, sendo que em todos os casos é necessária a devida comprovação.

“A determinação foi para dar apoio aos municípios daquela região, que decretaram o lockdown por iniciativa própria, por meio de decretos municipais. Então, estamos atendendo à solicitação dos gestores locais”, complementou o procurador-geral.

Terminal Hidroviário - Em cumprimento a atualização do Decreto, que proíbe a entrada e saída de pessoas do arquipélago do Marajó, por meio hidroviário, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) informou que o Terminal Hidroviário de Belém (THB) continuará com as operações suspensas durante o bandeiramento vermelho na Região Metropolitana de Belém (RMB).

A partir desta terça-feira (30), o local ficará aberto somente de 8h às 16h, para situações urgentes, durante o bandeiramento vermelho na região. O THB está com as operações suspensas desde o dia 17 de março, quando a RMB entrou em bandeiramento preto (lockdown), para amenizar o avanço da Covid-19 na região.

"É uma medida importante para resguardar a vida das pessoas neste momento tão complicado. Dessa maneira, o Terminal Hidroviário continuará com as operações suspensas. Neste período, as dependências do terminal passam por higienização constantemente e também aproveitamos para fazer as manutenções nas nossas rampas metálicas e flutuantes", destaca Abraão Benassuly, persidente da CPH.

Com informações da Agência Pará

Foto/crédito / Fenaju

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •