Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Com nova atualização, Pará passa a ter bandeiramento vermelho

Estado retoma atividades não essenciais na Região Metropolitana de Belém e restringe acesso ao Marajó

Está permitido, desde às 5h desta terça-feira (30), o funcionamento de atividades não essenciais nos municípios da Região Metropolitana I (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará), que saíram do lockdown e avançaram ao bandeiramento vermelho. Com a nova atualização, todas as regiões de saúde do Estado passam a compor, no sistema de bandeiramento, a coloração vermelha.

As determinações estão dispostas no Decreto Estadual 800/2020, publicado com alterações na manhã de segunda-feira (29), com vigência prevista para às 21h do mesmo dia.

“Encerramos o lockdown e já demos início ao horário previsto para a circulação restrita de pessoas, de 21h as 5h, que é uma das medidas indicadas pelo bandeiramento vermelho, para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19”, explicou Ricardo Sefer, procurador-geral do Estado.

Desta forma, estão autorizados a funcionar: shoppings centers com horário reduzido, das 11h às 20h, exceto no caso das praças de alimentação, que devem encerrar às 18h; comércios de rua, com expediente das 9h às 17h; academias de ginástica, com encerramento limitado às 20h, sendo vedadas as aulas coletivas; restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins, sendo obrigados a encerrar às 18h.

Em contrapartida, seguem proibidos, em todos os municípios com bandeira vermelha, cinemas, teatros, bares, casas de shows e estabelecimentos similares. Também ficarão fechados praias, igarapés, balneários e similares nas sextas e segundas-feiras, sábados, domingos e feriados.

O governo do Estado também restringiu a entrada e a saída de pessoas, por meio hidroviário, em municípios do arquipélago do Marajó, exceto para o exercício de atividades essenciais, para tratamento de saúde ou para pessoas que entejam retornando para sua residência. O transporte de cargas também está permitido, sendo que em todos os casos é necessária a devida comprovação.

“A determinação foi para dar apoio aos municípios daquela região, que decretaram o lockdown por iniciativa própria, por meio de decretos municipais. Então, estamos atendendo à solicitação dos gestores locais”, complementou o procurador-geral.

Terminal Hidroviário - Em cumprimento a atualização do Decreto, que proíbe a entrada e saída de pessoas do arquipélago do Marajó, por meio hidroviário, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) informou que o Terminal Hidroviário de Belém (THB) continuará com as operações suspensas durante o bandeiramento vermelho na Região Metropolitana de Belém (RMB).

A partir desta terça-feira (30), o local ficará aberto somente de 8h às 16h, para situações urgentes, durante o bandeiramento vermelho na região. O THB está com as operações suspensas desde o dia 17 de março, quando a RMB entrou em bandeiramento preto (lockdown), para amenizar o avanço da Covid-19 na região.

"É uma medida importante para resguardar a vida das pessoas neste momento tão complicado. Dessa maneira, o Terminal Hidroviário continuará com as operações suspensas. Neste período, as dependências do terminal passam por higienização constantemente e também aproveitamos para fazer as manutenções nas nossas rampas metálicas e flutuantes", destaca Abraão Benassuly, persidente da CPH.

Com informações da Agência Pará

Foto/crédito / Fenaju

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...