Pular para o conteúdo principal

Chance de 3ª onda de Covid-19 em Manaus é apontada por cientistas

Sem medidas drásticas, capital do Amazonas pode enfrentar novo colapso e mais mortes. Equipe tinha previsto 2ª onda na capital.

Vivendo um dos maiores desafios de saúde pública em anos, Manaus, capital do Amazonas, pode ser alvo de uma "terceira onda" de coronavírus.

A pandemia, negligência e a falta de recursos na cidade escancararam uma situação calamitosa: 2.522 pessoas morreram de Covid-19 no estado em janeiro deste ano, número muito próximo do acumulado entre abril e maio do ano passado, auge da doença, quando 2.850 vieram a óbito no estado.

Em um cenário de perspectivas incertas, cientistas preveem que o Amazonas pode ser alvo de uma nova onda da doença. O estudo foi realizado pelos mesmos profissionais que apontaram a segunda onda, na revista Nature.

De acordo com os estudiosos, a medida necessária para conter o avanço da doença seria impor lockdown com, ao menos, 90% da população isolada e iniciar vacinação em ritmo muito maior do que no restante do país. Caso essas medidas não sejam adotadas, o risco é que a pandemia se espalhe ainda mais pelo Brasil.

No artigo, o biólogo e doutorando de Biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) Lucas Ferrante, indica que é necessária "fiscalização forte da polícia" em relação ao lockdown em Manaus e que "é impensável a volta às aulas presenciais em qualquer local do Brasil neste momento", de modo a impedir o avanço da variante do coronavírus encontrada no estado.

Conforme a não adoção das medidas mais drásticas, a tendência é que novas cepas possam surgir, aumentando a transmissibilidade e mutação do vírus. Essa possibilidade colocaria em xeque a resistência das vacinas existentes.

Fonte: Jornalismo do SBT - Foto: Arquivo/AC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...