Pular para o conteúdo principal

Barcarena foi a 1ª cidade do Pará a receber ontem novas doses da vacina

O Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou ontem,segunda-feira (8) o envio das 64.400 doses da vacina CoronaVac enviadas pelo Ministério da Saúde no último sábado (06).

A 6ª Regional de Saúde em Barcarena, foi a primeira a receber a cota do novo carregamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena recebeu nesta segunda-feira, 08, mais 1.211 doses da vacina Coronavac, contra o novo coronavírus. Deste total, 891 doses são destinadas para a segunda dose dos profissionais da saúde de linha de frente da rede pública, que receberam a primeira dose a partir de 19 de janeiro; 196 doses que serão para vacinar idosos a partir de 90 anos, e 124 doses adicionais para continuar a vacinação dos profissionais da saúde.


Transparência 

A prefeitura de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Saúde, é uma das poucas cidades Paraenses que não vem dando dor de cabeça no Governo do Estado referente a transparência na vacinação, visto que, recentemente através do twitter o Governador do Estado, demonstrou insatisfação com algumas prefeituras Paraenses que não estavam sendo transparentes em fornecer dados e números de suas vacinações, nem com a população da cidade, tão pouco a SESPA.

Em Barcarena, a Secretaria Municipal de Saúde, assim que iniciou a vacinação, disponibiliza a todo e qualquer cidadão um boletim diário, com o total de vacinados diariamente, bem como os locais em que estes profissionais que atuam na linha de frente no combate a covid-19 trabalham.

Conforme publicou a prefeitura de Barcarena no último sábado 06/02, em sua página oficial, a Secretaria Municipal de Saúde - Semusb  já tinha vacinado todos os seus profissionais de saúde de linha de frente da rede pública. Com isso, os profissionais de linha de frente da rede particular e os profissionais de saúde do corpo administrativo, começariam a ser vacinados, de acordo com o que pede o Ministério da Saúde e o plano estadual de vacinação.

Barcarena recebeu a primeira remessa de vacinas da Coronavac contendo 891 doses. A segunda remessa, da AstraZeneca/Oxford, contendo 750 doses, somando um total de 1641 doses. Este primeiro momento seguiu destinado aos servidores que trabalham na saúde, informou a prefeitura em sua postagem.

A expectativa do Governo do Estado era que que os imunizantes fossem entregues aos 13 Centros Regionais de Saúde até hoje, terça-feira (09). Na mesma viagem seguiu o carregamento referente à segunda dose, para concluir a imunização dos que já foram vacinados a partir de 18 de janeiro - que precisam aguardar pelo menos 21 dias entre as doses, segundo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Histórico / Pará:

No último sábado chegou o quarto lote de vacinas ao Pará. O primeiro ocorreu no dia 19 de janeiro, quando o Estado recebeu 173 mil doses da CoronaVac. O segundo lote foi no dia 24 de janeiro, quando chegaram 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca, e no dia 25 de janeiro mais 29 mil doses da CoronaVac.

"A Sespa repete a parceria com a Segup na articulação da logística de distribuição das vacinas que chegaram neste final de semana. Começamos hoje (8) e terminamos amanhã (09), alcançando todos os 13 Centros Regionais de Saúde. O trabalho inclui o envio do correspondente necessário à aplicação da segunda dose para aqueles que receberam a primeira dose de lotes anteriores. Esses imunizantes ficaram armazenados na própria Sespa, e agora seguem para que possam ser aplicados de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde", explica ontem o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho.

Com informações da ASCOM/PMB e Agência Pará.

Fotos: ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ele ganhou novamente fom