Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Barcarena reintegra morador em situação de rua ao convívio familiar

 

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na manhã desta terça-feira (09), a reintegração familiar do senhor Nelson Saheb, de 46 anos, que estava em situação de rua no município. O acompanhamento do caso começou no último sábado (06) e foi conduzido pelo Serviço de Abordagem Social.

A equipe da Semas entrou em contato com a família de Nelson, que esteve em Barcarena, representada pela irmã dele, Dayane Saheb. Muito emocionado, ele se comprometeu em permanecer no ambiente familiar e iniciar tratamento no município de origem.

A assistente social Simone Macêdo, que acompanhou o caso, explicou que Nelson estava em situação de risco social e pessoal. “Ele acabou levando em conta esses riscos e a condição de extrema vulnerabilidade. Por isso, não relutou em receber o acompanhamento e já estava bem ansioso para sair da condição de acolhimento”, contou.

Três vezes

A SEMAS realizou a intervenção social no caso do senhor Nelson, no último sábado 06/02, porém, já tentou sua reintegração familiar três outras vezes, mas ele sempre retornava para condição de rua.

SERVIÇO 

A Abordagem Social é um serviço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A dinâmica funciona a partir de busca ativa no território para a identificação de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo drogas, entre outras. O serviço compõe a Proteção Social Especial de média complexidade.

O Acolhimento Institucional, para onde Nelson Saheb foi encaminhado após a abordagem, é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. 

Nesse caso, o principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, e garantindo a proteção integral.

Com informações e fotos da ASCOM/PMB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ele ganhou novamente fom