Pular para o conteúdo principal

Vídeo que orienta crianças contra abuso sexual é publicado no site do TJPA



A história de uma menina que conversa com sua mãe sobre abuso sexual de crianças e adolescentes é contada em um vídeo educativo de animação,  produzido em Abaetetuba para alertar crianças sobre o abuso sexual infantil.
O vídeo faz parte de uma das fases do projeto Navegando em Rede, Protegendo a Infância, que visa formar educadores para o diálogo com crianças sobre o abuso sexual infantil, além de orientá-las para que saibam diferenciar toques abusivos em seu corpo e como denunciá-los. A comarca de Abaetetuba registra aproximadamente 40 depoimentos com escuta especial de crianças abusadas por ano, mas o número de casos não denunciados é significativamente maior.
O projeto Navegando em Rede Protegendo a Infância foi criado por meio de uma parceria interinstitucional, chamada Rede de Articulação ao Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da qual o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) faz parte, junto com vários órgãos do município de Abaetetuba. A partir deste mês, quando é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, a animação será exibida em escolas e outros espaços infantis do município.
A animação, chamada Papo de Criança Conversa de Respeito, conta a história de uma menina chamada Leica, que conversa com sua mãe sobre partes do corpo da criança que devem ser protegidas.  Ela também fala de adultos que querem invadir o espaço pessoal das crianças, e que esse é um comportamento que não deve ser tolerado. Além de orientar a filha a dialogar com pessoas de confiança e dizer não caso isso aconteça, o vídeo explica de forma didática como o abusador se comporta, ao prometer doces e passeios e fazendo ameaças às crianças. A animação também foi traduzida para a linguagem brasileira de sinais (Libras).
O vídeo foi produzido em conjunto pelos órgãos que participam do projeto, e foi lançado em 9 de maio, durante programação promovida pelo Ministério Público do Pará (MPPA) em alusão ao mês do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 10 de maio, professores, psicólogos, diretores de escolas e outros educadores de Abaetetuba participaram de um curso de formação de multiplicadores para o diálogo com as crianças sobre o assunto, e providências a tomar em casos de abuso sexual infantil. Participaram da programação o juiz substituto da Comarca de Abatetuba, Ithiel Victor Araújo Portela, que ministrou palestra sobre o tema e a equipe multidisciplinar do Fórum, formada pela psicóloga e assistente social.
A partir de maio, o vídeo será exibido em escolas e espaços infantis, junto com a distribuição de uma apostila educativa. O projeto prevê que a formação de educadores seja contínua e alcance a região das ilhas e a zona rural de Abaetetuba. Em 28 de maio será realizado um segundo curso de formação para educadores.
Fazem parte da Rede de Articulação ao Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA); Ministério Público do Pará (MPPA); Prefeitura de Abaetetuba; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho tutelar e as secretarias municipais de Educação e de Saúde de Abaetetuba.

Com informações da ASCOM.TJPA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...