Pular para o conteúdo principal

Doze Municípios Paraenses estão participando da VI Edição dos Jogos Paralímpicos Escolares.


Até sábado, 15, os Jogos Paraolímpicos Escolares Paraenses reúnem cerca de 300 estudantes com deficiência da rede pública estadual e municipal e também da rede privada. Além da bocha, este ano os alunos competem em outras oito modalidades (atletismo, goaball, futebol de 5, futebol de 7, futsal, natação, judô e tênis de mesa).
Desta edição, a sexta, participam alunos de doze municípios paraenses: Abaetetuba, Barcarena, Belém, Castanhal, Igarapé-Miri, Marabá, Moju, Parauapebas, Mosqueiro, Ulianópolis, Vigia e Santa Bárbara.

As competições ocorrem no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Estádio Olímpico do Pará, Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Os Jogos Paraolímpicos são destinados a alunos com deficiência física, visual e intelectual, com o objetivo de desenvolver o esporte adaptado, selecionando os atletas que representarão o Pará na etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares, que ocorrem em dezembro, em São Paulo.

Concentração, raciocínio e coordenação motora. Estas são algumas das características exigidas aos atletas da bocha, esporte trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos e que passou a ser adaptado especificamente para pessoas com paralisia cerebral que utilizam cadeiras de rodas, e que estreou no programa oficial paralímpico em 1984, na cidade de Nova Iorque. A modalidade, uma das disputadas durante os Jogos Paraolímpicos Escolares Paraenses, em Belém, tem se tornado sinônimo de superação na vida de estudantes portadores de necessidades especiais da capital e do interior.
Desde que começou a praticar a modalidade, há cerca de dois anos, a jovem Jennifer Santos, 19, se apaixonou pelo esporte. “A gente vê no dia-a-dia, o esforço e o brilho nos olhos dela a cada competição”, afirma a avó da menina, Rosa Ilda Mendes, 62.  Aluna da Escola Anísio Teixeira, em Marabá, município do sudeste paraense, Jeniffer foi uma das estudantes que participaram nesta quinta-feira, 13, no ginásio do Núcleo de Esporte Lazer da Secretaria de Estado de Educação, das disputas de bocha nos Jogos Paraolímpicos Escolares.
Durante o jogo, o atleta pode usar as mãos, pés, cabeça, instrumentos de auxílio e ajudantes - permitidos a pessoas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. O objetivo é lançar bolas, vermelhas ou azuis, uma cor para cada competidor, o mais perto possível de uma bola branca, a Jack (também conhecida no Brasil como Bolim). “Não é um jogo de sorte, mas sim de extremo raciocínio e estratégia”, explica Arionaldo Reis, treinador de Jennifer.

A prática do esporte, segundo Ari, tem representado diversos benefícios para a vida dos alunos. Além de desenvolver o lado cognitivo dos estudantes, ele observa que a prática da bocha também ajuda a melhorar a coordenação motora e a interação social.
“A bola não é leve e a repetição dos movimentos, com a mão e os pés, permite que o físico e a coordenação deles também melhorem muito. Por outro lado você está tirando essa pessoa, que muitas vezes vive sem perspectiva, de dentro de casa para se relacionar com outras pessoas. Isso é inclusão”, afirma.
>> Esses benefícios já são observados pela funcionária pública Maria de Nazaré Barbosa, 47, no filho Lucas Roger de 20 anos, que fez sua estreia em competições. “Não só eu, mas toda a família vê esses resultados. Isso também acaba chegando até a gente. É sempre muito emocionante acompanhar ele e ver todo o progresso que vem fazendo”, afirma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •