Pular para o conteúdo principal

No Pará: Gov. Jatene, Luiz Fernandes(Segup), Nilton Atayde(PC) e Mário Solano(PM) de Mãos dadas pela Segurança do Paraense...

da POLÍCIA CIVIL

O Governo do Pará inaugurou duas novas unidades da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belém: a Divisão de Homicídios, situada no bairro de São Braz, entregue nesta segunda-feira (9), e a Delegacia de Santa Bárbara, próximo ao distrito de Mosqueiro, inaugurada na sexta-feira passada. Em ambos os eventos, estiveram presentes o governador do Estado, Simão Jatene; o secretário de Segurança Pública, delegado Luiz Fernandes Rocha; o delegado-geral, Nilton Atayde; o comandante-geral da PM, coronel Mário Solano, entre políticos, servidores públicos e convidados.



No caso da Divisão de Homicídios, o novo prédio contou com investimento na construção das instalações e compra de equipamentos de R$ 851 mil. A DH é formada por três unidades. Duas delegacias, a de Crimes de Autoria Ignorada e a de Pessoas desaparecidas, além de um departamento de Informação e Análise. A primeira delegacia é responsável em centralizar apurações de ocorrências sobre desaparecimentos de pessoas adultas. O outro setor faz levantamento dos dados de homicídios a serem utilizados no planejamento de ações policiais para solução de crimes. A Divisão de Homicídio funcionava de modo provisório em uma sala da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), no bairro da Pedreira. O espaço definitivo terá, na fase inicial, cerca de 40 profissionais, entre eles, oito delegados da PC.



O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes Rocha, explicou que a Divisão vai permanecer concentrada em investigar crimes de elaboração complexa, que não são esclarecidos pela polícia durante investigações preliminares.



MODERNIDADE: Para o delegado-geral da PC, Nilton Atayde, a montagem do novo espaço significa um passo a mais na modernização da polícia regional. “Os instrumentos de investigação utilizados na DH seguem o padrão nacional de qualidade e demonstra ainda o comprometimento do governo do Estado na redução dos índices de violência”, ele declarou.


O governador Simão Jatene descerrou a placa de inauguração por volta das 10 horas da manhã e comentou sobre a importância da consolidação da infraestrutura no trabalho da PC e da Polícia Militar (PM).



O projeto de criação da DH foi concebido na primeira gestão dele, entre os anos de 2003 e 2006. “A inauguração deste novo polo de segurança pública está inserido em um contexto maior, o das políticas públicas de instalação da cultura de paz, do qual também fazem parte o projeto de polícia nas escolas e também o Pró-Paz”, disse o governador, ao fazer menção a Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) e ainda ao programa social lançado no bairro do Guamá, em Belém, no último mês, responsável pelo atendimento de mais de 700 jovens em situação de vulnerabilidade social.




SANTA BÁRBARA: A nova Delegacia do município contará com o trabalho de três delegados, dois escrivães e sete investigadores. A placa de inauguração foi descerrada pelo governador e o prefeito do município. Uma placa em homenagem aos trabalhadores da obra foi descerrada pelo operário Raimundo da Silva e o escrivão Geraldo dos Santos Filho.




Durante a inauguração, o governador Simão Jatene anunciou que o município de Santa Bárbara, localizado na Região Metropolitana de Belém, será o primeiro a ser monitorado por câmeras. O monitoramento, segundo o governador, será um aliado da população no combate à violência. “Os índices já começaram a cair. Isso é resultado de uma série de ações tomadas pelo Governo do Estado, entre as quais, a implantação do primeiro pólo do Pro-Paz e também a motivação e determinação dos nossos policiais militares e civis”, afirmou o governador, revelando também que até o final deste mês serão inauguradas mais quatro delegacias.




TEXTO E FOTOS: WALRIMAR SANTOS (ASCOM DA POLÍCIA CIVIL) E AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...