Pular para o conteúdo principal

TJPA inaugura UPJ's e prédio reformado


Foram instaladas nesta quinta-feira, 14, mais duas Unidades de Processamento Judicial (UPJs): uma dos Juizados Especiais Criminais e outra das Turmas Recursais. Ambas iniciam suas atividades a partir de hoje. A cerimônia de instalação das UPJS e de inauguração do espaço foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo de Noronha Tavares, O prédio, que ganhou o nome do desembargador Manoel de Christo Alves Filho, falecido no ano passado, passou por recente recuperação estrutural e reforma para comportar as UPJs.

Na ocasião, o presidente do TJPA descerrou a placa de inauguração ao lado da juíza titular da 2ª Vara do Juizado Especial Cível, Ana Lúcia Lynch, e da filha do desembargador Manoel de Christo Alves, Rosa Helena de Christo Alves. Em seu discurso, o presidente destacou que a instalação "sintetiza essa nova filosofia de atuação processual do Judiciário paraense, na dinâmica da funcionalidade da Unidade de Processamento Judicial dos Juizados Especiais Criminais, bem como da Unidade de Processamento Judicial das Turmas Recursais, que passam a funcionar nesta edificação". 


As UPJs são fundamentais para integrar todos os esforços voltados à agregação de valor ao atual desempenho das Secretarias, que atuam de forma isolada, com recursos humanos, materiais, tecnológicos e processos de gestão insuficientes, de forma a obter maior eficiência e celeridade à prestação jurisdicional. O modelo da UPJ já é adotado no 1º Grau, nas Varas de Fazenda Pública e nas Varas de Família do Fórum Cível, e no 2º Grau, nas Turmas de Direito Público e Privado e na Turma de Direito Penal.
 

Segundo a coordenadora de implantação do UPJ, Alice Viana, até o final de janeiro, serão instaladas mais duas UPJs em Santarém, duas em Parauapebas e três no Fórum Cível de Belém. "As duas UPJs que hoje estão sendo implantadas pelo Tribunal de Justiça fazem parte desse conjunto de ações e estratégias que visam sobretudo contribuir para o aprimoramento da gestão da capacidade de governança do Tribunal de Justiça, visando a melhoria da prestação jurisdicional. As UPJs fazem parte desse grande projeto de modernização da capacidade de gestão e governança do Poder Judiciário. Com essas duas UPJs o Tribunal incrementa mais ainda a celeridade e a produtividade da prestação jurisdicional", considerou.

O juiz Prócion Klautau, que está à frente da 2ª Vara do Juizado Especial Criminal, também afirmou que no âmbito dos Juizados Criminais a UPJ irá contribuir sobremaneira para a celeridade na tramitação dos feitos. "Eu acredito que unificando os procedimentos, a tendência é que o jurisdicionado tenha uma resposta mais rápida para a solução dos seus problemas". 

Tributo - Durante a cerimônia, o desembargador Manoel de Christo Alves Filho foi homenageado com uma salva de palmas de magistrados, servidores e familiares. Localizado na Avenida Tamandaré, nº 873, em Belém, o prédio que recebeu o nome dele passa a comportar, ainda, um total de cinco Juizados Especiais Criminais, um Juizado Especial Cível, a Coordenadoria dos Juizados Especiais e duas Turmas Recursais.  


"Sempre será oportuno associar a personalidade de tamanha expressão jurisdicional aos novos avanços tecnológicos e operacionais de que este ato corporifica, proporcionando as práticas fundamentais da prestação jurisdicional, instalações físicas e organização funcional, potencializando os recursos humanos e tecnológicos", destacou o presidente Leonardo Tavares.
 

O presidente também ressaltou que a história de Manoel de Christo Alves Filho é um exemplo a ser seguido por todos os magistrados. "Além de brilhante, ainda era um homem muito alegre e contador de histórias". O seu filho, Manoel de Christo Alves Júnior, também afirmou que estava emocionado com o momento. Ele confessou que o seu pai tinha um desejo antigo de atuar nos Juizados Especiais, mas que ao longo da sua carreira, acabou não conseguindo. "Hoje, o meu pai é os Juizados Especiais", enfatizou. 

Fonte: Coordenadoria de Imprensa - Texto: Anna Carla Ribeiro - Foto: TJPA / Érika M Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...