Pular para o conteúdo principal

Promotores debatem atuação no acompanhamento da volta às aulas no Pará

Em reunião virtual realizada na quinta-feira (2) membros do Ministério Público do Estado debateram a integração das atividades do MPPA nas áreas da Educação, Infância e Juventude e Consumidor no acompanhamento das políticas públicas e medidas que estão sendo adotadas para efetivar o retorno seguro às atividades escolares. 


O debate foi coordenado pela promotora de justiça Adriana Simões Colares, coordenadora do CAO Cidadania; promotora Leane Fiuza, coordenadora do CAO Infância e Juventude; e promotor Marco Aurélio Nascimento, coordenador do CAO Constitucional. Os participantes externaram sua preocupação com a temática, especialmente a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no contexto da pandemia e de perspectiva de retorno às aulas regulares, considerando as perdas humanas, familiares e econômicas que impactaram famílias e comunidades.

 Durante a reunião os membros compartilharam informações sobre procedimentos administrativos já instaurados em suas respectivas áreas para acompanhar o assunto. Esses procedimentos estão sendo acompanhados pelos promotores de justiça Ioná  Nunes (Educação), Darlene Moreira (Cidadania), Patrícia Araújo (Infância e Juventude),  Silvia Branches (Infância e Juventude), Joana Coutinho (Consumidor) e Cezar Mattar (Consumidor).

Ao final do encontro todos confirmaram presença na Reunião Ampliada Virtual que ocorrerá no próximo dia 7 de julho, de 14 às 17h, coordenada pelo MPPA, MPF e MPT e com a participação de integrantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Conselho Estadual de Educação, entre outras entidades. A reunião irá debater a educação em tempos de pandemia e os impactos sobre a comunidade escolar, em todos os seus segmentos.

Esta será a próxima de uma série de reuniões que estão sendo realizadas pelo MP juntamente com a Seduc e o Conselho Estadual de Educação, com vistas a acompanhar as políticas públicas e medidas adotadas para garantir o retorno seguro às aulas presenciais, bem como o cumprimento das normas constitucionais e legais que regem o direito fundamental à educação com qualidade, acesso universal e permanência. Entidades da sociedade civil que atuam nesta seara, inclusive representantes de coletivos juvenil, foram convidados a participar.

Participaram da reunião de quinta (2) a promotora Adriana Simões (CAO Cidadania), promotora Leane Fiuza (Infância e Juventude), promotor Marco Aurélio (CAO Constitucional), promotora Joana Coutinho (PJ Consumidor), promotor César Mattar Júnior (PJ Consumidor), promotora Ioná Nunes (PJ Educação), promotora Silvia Branches (PJ Infância e Juventude), promotora Darlene Moreira (PJ Cidadania), Patrícia Araújo (PJ Direitos Fundamentais), promotora Mariela Hage (PJ Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Priscilla Moreira (Pj Direitos Constitucionais) e Maurício Almeida (Pj Infância e Juventude).

 Com informações da ASCOM/MPPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •