Pular para o conteúdo principal

Promotores debatem atuação no acompanhamento da volta às aulas no Pará

Em reunião virtual realizada na quinta-feira (2) membros do Ministério Público do Estado debateram a integração das atividades do MPPA nas áreas da Educação, Infância e Juventude e Consumidor no acompanhamento das políticas públicas e medidas que estão sendo adotadas para efetivar o retorno seguro às atividades escolares. 


O debate foi coordenado pela promotora de justiça Adriana Simões Colares, coordenadora do CAO Cidadania; promotora Leane Fiuza, coordenadora do CAO Infância e Juventude; e promotor Marco Aurélio Nascimento, coordenador do CAO Constitucional. Os participantes externaram sua preocupação com a temática, especialmente a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no contexto da pandemia e de perspectiva de retorno às aulas regulares, considerando as perdas humanas, familiares e econômicas que impactaram famílias e comunidades.

 Durante a reunião os membros compartilharam informações sobre procedimentos administrativos já instaurados em suas respectivas áreas para acompanhar o assunto. Esses procedimentos estão sendo acompanhados pelos promotores de justiça Ioná  Nunes (Educação), Darlene Moreira (Cidadania), Patrícia Araújo (Infância e Juventude),  Silvia Branches (Infância e Juventude), Joana Coutinho (Consumidor) e Cezar Mattar (Consumidor).

Ao final do encontro todos confirmaram presença na Reunião Ampliada Virtual que ocorrerá no próximo dia 7 de julho, de 14 às 17h, coordenada pelo MPPA, MPF e MPT e com a participação de integrantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Conselho Estadual de Educação, entre outras entidades. A reunião irá debater a educação em tempos de pandemia e os impactos sobre a comunidade escolar, em todos os seus segmentos.

Esta será a próxima de uma série de reuniões que estão sendo realizadas pelo MP juntamente com a Seduc e o Conselho Estadual de Educação, com vistas a acompanhar as políticas públicas e medidas adotadas para garantir o retorno seguro às aulas presenciais, bem como o cumprimento das normas constitucionais e legais que regem o direito fundamental à educação com qualidade, acesso universal e permanência. Entidades da sociedade civil que atuam nesta seara, inclusive representantes de coletivos juvenil, foram convidados a participar.

Participaram da reunião de quinta (2) a promotora Adriana Simões (CAO Cidadania), promotora Leane Fiuza (Infância e Juventude), promotor Marco Aurélio (CAO Constitucional), promotora Joana Coutinho (PJ Consumidor), promotor César Mattar Júnior (PJ Consumidor), promotora Ioná Nunes (PJ Educação), promotora Silvia Branches (PJ Infância e Juventude), promotora Darlene Moreira (PJ Cidadania), Patrícia Araújo (PJ Direitos Fundamentais), promotora Mariela Hage (PJ Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Priscilla Moreira (Pj Direitos Constitucionais) e Maurício Almeida (Pj Infância e Juventude).

 Com informações da ASCOM/MPPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...