Pular para o conteúdo principal

Promotores debatem atuação no acompanhamento da volta às aulas no Pará

Em reunião virtual realizada na quinta-feira (2) membros do Ministério Público do Estado debateram a integração das atividades do MPPA nas áreas da Educação, Infância e Juventude e Consumidor no acompanhamento das políticas públicas e medidas que estão sendo adotadas para efetivar o retorno seguro às atividades escolares. 


O debate foi coordenado pela promotora de justiça Adriana Simões Colares, coordenadora do CAO Cidadania; promotora Leane Fiuza, coordenadora do CAO Infância e Juventude; e promotor Marco Aurélio Nascimento, coordenador do CAO Constitucional. Os participantes externaram sua preocupação com a temática, especialmente a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no contexto da pandemia e de perspectiva de retorno às aulas regulares, considerando as perdas humanas, familiares e econômicas que impactaram famílias e comunidades.

 Durante a reunião os membros compartilharam informações sobre procedimentos administrativos já instaurados em suas respectivas áreas para acompanhar o assunto. Esses procedimentos estão sendo acompanhados pelos promotores de justiça Ioná  Nunes (Educação), Darlene Moreira (Cidadania), Patrícia Araújo (Infância e Juventude),  Silvia Branches (Infância e Juventude), Joana Coutinho (Consumidor) e Cezar Mattar (Consumidor).

Ao final do encontro todos confirmaram presença na Reunião Ampliada Virtual que ocorrerá no próximo dia 7 de julho, de 14 às 17h, coordenada pelo MPPA, MPF e MPT e com a participação de integrantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Conselho Estadual de Educação, entre outras entidades. A reunião irá debater a educação em tempos de pandemia e os impactos sobre a comunidade escolar, em todos os seus segmentos.

Esta será a próxima de uma série de reuniões que estão sendo realizadas pelo MP juntamente com a Seduc e o Conselho Estadual de Educação, com vistas a acompanhar as políticas públicas e medidas adotadas para garantir o retorno seguro às aulas presenciais, bem como o cumprimento das normas constitucionais e legais que regem o direito fundamental à educação com qualidade, acesso universal e permanência. Entidades da sociedade civil que atuam nesta seara, inclusive representantes de coletivos juvenil, foram convidados a participar.

Participaram da reunião de quinta (2) a promotora Adriana Simões (CAO Cidadania), promotora Leane Fiuza (Infância e Juventude), promotor Marco Aurélio (CAO Constitucional), promotora Joana Coutinho (PJ Consumidor), promotor César Mattar Júnior (PJ Consumidor), promotora Ioná Nunes (PJ Educação), promotora Silvia Branches (PJ Infância e Juventude), promotora Darlene Moreira (PJ Cidadania), Patrícia Araújo (PJ Direitos Fundamentais), promotora Mariela Hage (PJ Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Priscilla Moreira (Pj Direitos Constitucionais) e Maurício Almeida (Pj Infância e Juventude).

 Com informações da ASCOM/MPPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ele ganhou novamente fom