Pular para o conteúdo principal

Pulmões: TJPA lança cartilha com exercícios respiratórios


O momento exige cautela e conscientização sobre a necessidade de prevenção por conta da pandemia do COVID 19. Como a maioria dos trabalhadores deve atender as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no sentido de evitar aglomerações e adotar o isolamento social, a equipe de Saúde Ocupacional, da Coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Pará, organizou uma cartilha com exercícios respiratórios que podem ser feitos em casa e individualmente. 

Foto/Divulgação
A fisioterapia respiratória ajuda a tratar os sintomas causados por doenças que acometem o sistema respiratório humano, como asma, bronquite, tuberculose, entre outros. “Entretanto, a intervenção fisioterapêutica não se restringe somente ao tratamento, podendo também desenvolver técnicas de prevenção”, dizem os organizadores da cartilha.

Os benefícios são vários e importantes: liberação de vias aéreas; higienização das vias aéreas; melhora da ventilação pulmonar; sensação de relaxamento; aumento da expansão pulmonar; potencialização da mobilização das secreções; restauração de padrão respiratório; e fortalecimento da musculatura envolvida na respiração.

Pronto para o exercício?

Acesse aqui a cartilha com exercícios respiratórios, da Coordenadoria de Saúde do TJPA.


Com informações do TJ/PA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...