Pular para o conteúdo principal

Des. Mairton Carneiro é agraciado com a medalha do Mérito Tiradentes

Dr. Mairton Carneiro sendo agraciado

O Desembargador Mairton Marques Carneiro foi um dos agraciados na solenidade que homenageou a memória de Tiradentes, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 22, além de Mairton, a desembargadora Drª Rosi Maria Gomes de Farias também foi agraciada pela Polícia Militar do Pará com a medalha do Mérito Tiradentes. A cerimônia, presidida pelo governador Helder Barbalho e pelo comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, ocorreu no quartel do Comado Geral da PMPA, em Belém.

A comenda é destinada a galardoar civis e militares que tenham prestado assinalados serviços à Corporação, assim como a policiais-militares que se destaquem pelo seu valor pessoal de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da PM no âmbito nacional ou estadual.

Desembargadores Dr. Mairton e Drª. Rosi
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é o patrono da Polícia Militar do Brasil, e tem seu dia comemorado em 21 de abril. Tiradentes nasceu em 1746, foi alferes de Cavalaria, militar, tropeiro, comerciante, minerador e ativista político no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. e morreu em 1792.
O desembargador Mairton Marques Carneiro agradeceu a homenagem. “Recebo pela segunda vez uma comenda da Polícia Militar. Fico muito grato com isso, pois é o reconhecimento de um trabalho que nos engrandece muito, principalmente ao Poder Judiciário”, disse.

A desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias avaliou a concessão da medalha como uma forma positiva de reconhecimento recebido em nome do Tribunal de Justiça do Pará.
O comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, ressaltou na ocasião o resgate histórico da memória de Tiradentes, reconhecido por suas atitudes de luta, abnegação, dedicação ao serviço e patriotismo e afirmou a importância da concessão da medalha aos desembargadores do Judiciário paraense pelos bons serviços.

“Para nós é motivo de alegria ter dois desembargadores homenageados com a medalha do Mérito Tiradentes, uma medalha muito importante para nós porque representa um exemplo. Tiradentes foi mártir da Inconfidência, um herói nacional, é o patrono das Polícias Militares do Brasil e para nós é motivo de alegria distinguir o desembargador Mairton e a desembargadora Rosi pelo trabalho que vêm desempenhando à frente do Judiciário paraense”.



Em seu pronunciamento, o governador Helder Barbalho agradeceu o apoio e a parceria do Judiciário ao Executivo na redução dos índices de violência.

Além da outorga da Medalha do Mérito Tiradentes, foi feita a leitura da Ordem do Dia e dos decretos de promoção de praças e oficiais da instituição, além de desfile da tropa.



Com informações do TJ/PA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...