Pular para o conteúdo principal

No lugar da Funai, Ministério da Agricultura responderá por terras indígenas


Por decisão do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assumirá a responsabilidade de identificar, delimitar e fazer as demarcações de terras indígenas a partir deste ano. Até então, o processo ficava a cargo da Fundação Nacional do Índio (Funai). 
Foto: Fanpage Floresta Protegida

A mudança da Funai para o Ministério da Agricultura não é uma novidade surpreendente, já que haviam rumores de que isso poderia acontecer assim que o novo governo tomasse posse. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União, na noite desta terça-feira (1º), no primeiro dia do ano, pouco após a posse de Bolsonaro.

Criada em 1967, durante o período da ditadura militar, a Fundação Nacional do Índio é vinculada ao Ministério da Justiça, agora subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. No entanto, a partir desta decisão de Bolsonaro, os assuntos relativos às terras indígenas passarão a ser de responsabilidade da ministra e líder ruralista Teresa Cristina.

A publicação no Diário Oficial de ontem também transfere para o ministério de Teresa Cristina, a responsabilidade pela regularização de terras quilombolas. Tal atribuição era antes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ( Incra ). 
A medida provisória publicada ontem se restringe apenas a indicar qual órgão ficará encarregado da tarefa, sem informar como funcionará o processo de demarcação, tanto das terras indígenas quanto das quilombolas.

No caso de terras quilombolas , o processo, atualmente, envolve sete etapas, começando pela abertura de um processo no Incra. Na sequência, estudos e relatórios sobre a área reclamada são elaborados, até que um decreto presidencial oficialize a concessão do título de propriedade, se o entendimento for de que a região pertence, de fato, a descendentes de escravos.

Hoje, segundo a Funai , são 462 terras indígenas no Brasil – o que representa 12,2% do território nacional – mas só 8% estão regularizadas. A maior parte dessasterras demarcadas se concentra na área da Amazônia Legal.

Com informações da Agência Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...