A conquista, foi destaque no Jornal Amazônia desta quarta-feira
09/01/19
Trata-se de Vinicius Ferreira, aluno do curso de História da
Faculdade Fibra, ele foi o segundo colocado no IX Simpósio Nacional de História
Cultural que ocorreu em Mato Grosso.
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Foto: Jornal Amazônia 09/01/18 |
Vinicius apresentou o trabalho “Povos indígenas nos livros
didáticos do Ensino Fundamental II, em Barcarena-PA: Reforços ou desconstruções
de estereótipos?”, o trabalho é fruto de um projeto de investigação cientifica
da fibra.
“Este trabalho é fruto de um dos projetos de iniciação
científica da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) referente ao curso de
História, intitulado “Histórias que os livros didáticos regionais contam:
narrativas didáticas da História da Amazônia (Séculos XX-XXI)”. As inquietações
que permeiam esta pesquisa estão em problematizar os materiais didáticos dos 6º
e 7º anos utilizados em escolas públicas do ensino fundamental II de
Barcarena-Pa, com recorte temporal de 2015-2018, os quais apresentam em seus
conteúdos a temática indígena, portanto pretende saber de que maneira os
indígenas estão representados em textos e imagens.” Escreveu Vinícius na introdução
de seu trabalho.
Vinícius apontou como objetivo do trabalho, entender as
funções que os materiais didáticos analisados podem assumir na cultura escolar
do aluno (CHOPPIN, 2004) a partir de imagens e textos selecionados, Problematizar
os materiais a partir da lei 11.645/08 e, Investigar quais as etnias indígenas
são mais trabalhadas nesses materiais e que olhar é direcionado a essas
populações nas suas abordagens.
Vinicius segundo o trabalho apresentando, usou a seguinte
Metodologia:
Para esta análise de caráter qualitativo, foram coletados
alguns livros utilizados em diferentes escolas do município de Barcarena-Pa com
o recorte temporal de 2015 a 2018, intitulados “História sociedade e cidadania”
de Alfredo Boulos Júnior, cujos volumes são do 6º e 7º anos; “Estudar História”
de Patrícia Ramos Braick (6º ano); “História Idade Média e Idade Moderna” de
Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi (7º ano). Tiveram maior enfoque na
pesquisa as primeiras imagens e os primeiros textos que se referem a temática
indígena nos materiais do 6º ano, assim como as atividades propostas pelos
exemplares nos livros do 7º ano.
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Vinicius Ferreira |
A lei 11.645/08 estabelece a obrigatoriedade do ensino da história indígena como população fundamental na formação cultural, política e econômica do Brasil, portanto os materiais devem seguir essa lógica de abordagem, no entanto, Marcio Couto Henrique (2014) aponta que a historiografia construiu ao longo do tempo estereótipos sobre os indígenas, assim como Alain Choppin (2004) trabalha a ideia de que os materiais didáticos assumem funções na cultura escolar do aluno, dessa forma se quer entender neste ensaio que papel as imagens e os textos estão assumindo no material didático (BITTENCOURT, 1998).
Mais informações e detalhes do trabalho, contactar o próprio Vinicius através do Nº (91) - 992721087 (também é WhatsApp)
Parabéns ao Estudioso Rapaz!
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