Pular para o conteúdo principal

8º Congressul debaterá os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua efetivação.


Este 8º Congressul trará o tema "25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua efetivação. Criança e Adolescente: sim, prioridade absoluta."

O 8º Congresso Sul-Brasileiro dos Conselhos Tutelares e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma proposta de ação conjunta entre a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (ACONTURS), Associação dos Conselheiros Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Paraná (ACTEP) e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT), e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bento Gonçalves, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, OAB-RS, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Câmara Municipal de Vereadores Bento Gonçalves, entre outras entidades.

O evento reunirá, de 12 a 16 de julho deste ano, no Fundaparque em Bento Gonçalves/RS, aproximadamente 4 mil participantes, dentre os quais educadores, adolescentes, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, representantes de ONGs com atuação na área, prefeitos, vereadores, deputados, juízes de direito, policiais civis e militares, advogados, promotores de justiça, técnicos e secretários das áreas da educação, saúde e serviço social, pastorais, membros dos fóruns temáticos de combate à exploração sexual infanto-juvenil, erradicação do trabalho infantil e fóruns DCA, técnicos do judiciário, comissários da infância e juventude, estudantes, profissionais da mídia.

Possui o objetivo de aprofundar a reflexão da prática realizada, permeando a discussão de um debate democrático de ideias, além de proporcionar a troca de experiências para a formulação de propostas para o aprimoramento da defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes.

Comporão a programação palestras, painéis e debates, todos ampliados à plenária do evento com temas específicos coordenada por debatedores que possam trazer temas atuais de interesse coletivo. Será um dia de inscrições e quatro dias de atividades.


> Relator do ECA fará palestra de abertura do 8º Congressul

José Fogaça proferirá a palestra de abertura do 8º Congressul, no dia 13 de julho, às 10h30, abordando o tema “25 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e a sua efetivação”.
Formado em direito pela PUC-RS, Fogaça atuou como professor de literatura em curso pré-vestibular e, durante algum tempo, foi professor de direito constitucional nas Faculdades Rio-Grandenses (FARGS). Em 1986 foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul e na Constituinte foi um dos responsáveis pela elaboração do texto final da Constituição de 1988. Também atuou como relator do Estatuto da Criança e do Adolescente.



> O conhecimento de Luciano Betiate, um dos maiores especialistas do país, estará a disposição no 8º Congressul


Luciano Betiate, uma das maiores referência no Brasil sobre o tema de defesa de crianças e adolescentes, é mais um confirmado nos debates do 8º Congressul. Ex-conselheiro tutelar, escritor, palestrante, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos, temas relacionados à infância e juventude e ao Conselho Tutelar, Betiate, nos últimos anos, tem se especializado em temas como violência doméstica, violência contra crianças e adolescentes, violência contra o idoso e a mulher, pedofilia, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, atribuições do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente.
Autor de sete livros, o especialista tem auxiliado na capacitação de Conselheiros Tutelares em todo país. Estudioso do fenômeno da violência intrafamiliar e, em especial, de seus reflexos no cotidiano escolar, ele também tem capacitado professores no entendimento do fenômeno e na busca de soluções. Também tem falado às equipes médicas e de enfermagem, fato este que tem representado importantes mudanças no atendimento da vítima. Suas publicações, palestras, seminários e oficinas têm como características principais a clareza e a objetividade. São também marcantes pelo bom humor e pelo uso intensivo de todo tipo de mídia: filmes, fotos, música e ilustrações. Betiate é constantemente consultado pela grande mídia nacional, como Rede Globo, Rede Record e SBT além de portais como TERRA, R7 e G1 e também por meios de comunicação governamentais como Rádio Câmara, Rádio Justiça e TV Senado sempre que o assunto são os Direitos da Criança e o Conselho Tutelar.


> Defensoria Pública estará presente no 8º Congressul


Buscando cada vez mais uma pluralidade de pontos de vistas em seus painéis, o 8º Congressul traz a Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul e dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Claudia Barros.  Claudia é também conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS) e Especialista em Proteção Jurisdicional dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Facultad de Derecho da Universidade Diego Portales - UDP (Chile), Universidade Bandeirante – UNIBAN (São Paulo/Brasil) e UNICEF Brasil. Pós-graduada em Direito Constitucional pela Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP), Claudia tem especialização em Direito da Criança e do Adolescente pela Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP) e é professora de Direito da Criança e do Adolescente na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESDEP).


> Governo Federal representado no 8º Congressul

O Governo Federal marcará presença nos debates do Congresso, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com a participação de Marcelo Nascimento, Coordenador-Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos. Nascimento também destacou-se como Conselheiro Tutelar de São Paulo, Conselheiro de Direitos (Sociedade Civil - CMDCA São Paulo), Membro da Diretoria Executiva da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo.

> Presidenta do CONANDA confirmada nos debates


O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) será representado nos debates do Congresso por ninguém menos que sua presidenta, Angelica Goulart. Atual Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Angelica possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF, especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, especialização em Violência Interfamiliar contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo – USP e MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC - Fundação Getúlio Vargas – FGV.- RJ.

Além de atuações na Rede Nacional da Primeira Infância, na Secretaria Executiva do Grupo Gestor da Rede “Não Bata, Eduque.” e na Educação Básica das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro por 20 anos, Angelica integrou por mais de uma década a área de Educação e Pastoral Universitária em assessoria a Reitoria das Faculdades Bennett do Rio de Janeiro, onde dirigiu a Escola de Educação Infantil. Integrou também os quadros do Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro como Técnica Judiciária Juramentada e Escrivã respectivamente. No terceiro setor, Angelica ocupou o cargo de Diretora da Fundação Xuxa Meneghel e no setor de responsabilidade social coorporativa de diretora de Responsabilidade Social do Grupo Xuxa.


> Ministro-Chefe da SDH presente nos painéis do 8º Congressul


Uma amostra da importância do 8º Congressul no cenário nacional, será a presença nos debates do atual Ministro-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o médico Pepe Vargas. Com cerca de 40 anos de atuação na área política, Vargas é ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado-federal, foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004, com 92% de aprovação pela população local, colocando a cidade em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) e conquistando diversos prêmios, entre eles a de “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq. No Ministério Federal, também ocupou a pasta do Desenvolvimento Agrário de 2012 a 2014.

Para mais informações sobre os palestrantes e painelistas do evento, acesse aqui.




Fonte:  8º CONGRESSUL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...