Este 8º Congressul trará o tema "25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua efetivação. Criança e Adolescente: sim, prioridade absoluta."
O 8º Congresso Sul-Brasileiro dos Conselhos Tutelares e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma proposta de ação conjunta entre a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul (ACONTURS), Associação dos Conselheiros Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Paraná (ACTEP) e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT), e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bento Gonçalves, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, OAB-RS, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Câmara Municipal de Vereadores Bento Gonçalves, entre outras entidades.
O evento reunirá, de 12 a 16 de julho deste ano, no Fundaparque em Bento Gonçalves/RS, aproximadamente 4 mil participantes, dentre os quais educadores, adolescentes, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, representantes de ONGs com atuação na área, prefeitos, vereadores, deputados, juízes de direito, policiais civis e militares, advogados, promotores de justiça, técnicos e secretários das áreas da educação, saúde e serviço social, pastorais, membros dos fóruns temáticos de combate à exploração sexual infanto-juvenil, erradicação do trabalho infantil e fóruns DCA, técnicos do judiciário, comissários da infância e juventude, estudantes, profissionais da mídia.
Possui o objetivo de aprofundar a reflexão da prática realizada, permeando a discussão de um debate democrático de ideias, além de proporcionar a troca de experiências para a formulação de propostas para o aprimoramento da defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes.
Comporão a programação palestras, painéis e debates, todos ampliados à plenária do evento com temas específicos coordenada por debatedores que possam trazer temas atuais de interesse coletivo. Será um dia de inscrições e quatro dias de atividades.
> Relator do ECA fará palestra de abertura do 8º Congressul
José Fogaça proferirá a palestra de abertura do 8º Congressul, no dia 13 de julho, às 10h30, abordando o tema “25 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e a sua efetivação”.
Formado em direito pela PUC-RS, Fogaça atuou como professor de literatura em curso pré-vestibular e, durante algum tempo, foi professor de direito constitucional nas Faculdades Rio-Grandenses (FARGS). Em 1986 foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul e na Constituinte foi um dos responsáveis pela elaboração do texto final da Constituição de 1988. Também atuou como relator do Estatuto da Criança e do Adolescente.
> O conhecimento de Luciano Betiate, um dos maiores especialistas do país, estará a disposição no 8º Congressul
Luciano Betiate, uma das maiores referência no Brasil sobre o tema de defesa de crianças e adolescentes, é mais um confirmado nos debates do 8º Congressul. Ex-conselheiro tutelar, escritor, palestrante, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos, temas relacionados à infância e juventude e ao Conselho Tutelar, Betiate, nos últimos anos, tem se especializado em temas como violência doméstica, violência contra crianças e adolescentes, violência contra o idoso e a mulher, pedofilia, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, atribuições do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente.

> Defensoria Pública estará presente no 8º Congressul

> Governo Federal representado no 8º Congressul

> Presidenta do CONANDA confirmada nos debates

Além de atuações na Rede Nacional da Primeira Infância, na Secretaria Executiva do Grupo Gestor da Rede “Não Bata, Eduque.” e na Educação Básica das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro por 20 anos, Angelica integrou por mais de uma década a área de Educação e Pastoral Universitária em assessoria a Reitoria das Faculdades Bennett do Rio de Janeiro, onde dirigiu a Escola de Educação Infantil. Integrou também os quadros do Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro como Técnica Judiciária Juramentada e Escrivã respectivamente. No terceiro setor, Angelica ocupou o cargo de Diretora da Fundação Xuxa Meneghel e no setor de responsabilidade social coorporativa de diretora de Responsabilidade Social do Grupo Xuxa.
> Ministro-Chefe da SDH presente nos painéis do 8º Congressul

Para mais informações sobre os palestrantes e painelistas do evento, acesse aqui.
Fonte: 8º CONGRESSUL
Comentários