Pular para o conteúdo principal

Biblioteca do TJ/Pa, aberta ao público.


A Divisão de Bibliotecas do TJEPA é composta pela biblioteca "Desembargador Antônio Koury" localizada no Tribunal-Sede.

Especializada em Direito, subordinam-se ao Departamento de Documentação e Informação - DDI, que integra a Secretaria de Administração deste Tribunal.

O acervo da biblioteca é composto por livros, periódicos (impressos e eletrônicos), diários oficiais, CD's e jornais.





O acesso é aberto ao público externo para consulta "in loco" e estudo. O empréstimo domiciliar é restrito aos Magistrados e Servidores nos termos do regulamento.

A Biblioteca do Judiciário do Pará, remonta aos tempos do TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE BELÉM, instalado em 3 de fevereiro de 1874, funcionava com escasso acervo, no prédio do Tribunal da Relação, situado na rua dos Mercadores, nº 30, atualmente Conselheiro João Alfredo, no centro comercial de Belém.

Abrigava a Coleção de "Leis e Decretos do Governo" datado de 1821 e outras obras relevantes que permanecem no acervo da Biblioteca.

Com a inauguração do prédio do PALÁCIO DA JUSTIÇA, em 18 de dezembro de 1970, a Biblioteca foi instalada e obteve no ano seguinte sua primeira organização técnica, recebendo a denominação de "BIBLIOTECA DESEMBARGADOR ANTÔNIO KOURY" como homenagem póstuma. Funciona atualmente no andar térreo do Fórum Cível da Capital.

Em 2006 com a mudança do Tribunal de Justiça para o prédio histórico do "Instituto Lauro Sodré", surgiu a necessidade da criação de uma nova biblioteca, com o objetivo de disseminar a informação jurídica de interesse à atividade judicante e à sociedade. A mais nova biblioteca do judiciário paraense, abriga a rica coleção "Otavio Mendonça" com vasto material em sociologia jurídica, história, filosofia e direito.


Fonte: TJ/PA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...