Pular para o conteúdo principal

Belém: Mulheres vítimas de violência podem ser atendidas no Pro Paz


Mulheres com idade acima dos 18 anos, vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, terão, a partir desta terça-feira (1º), acesso a apoio especializado na unidade do Pro Paz Mulher, em Belém.

A unidade, localizada no bairro do Marco, funcionará de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h, e deverá oferecer assistência multidisciplinar de áreas psicossocial, policial, pericial e jurídica de forma humanizada e integrada. Para garantir pronto atendimento, o espaço contará com agentes da Polícia Civil para registrar boletins de ocorrência e instaurar inquéritos 24 horas. 


O local também terá serviço pericial, com a realização de exames especializados e emissão de laudos para constatação de abuso sexual ou agressão física, além de serviço médico e jurídico, com orientação e monitoramento de processos.

Para Eugênia Fonseca, coordenadora do Pro Paz Integrado, a ampliação dos serviços de atendimento às mulheres influencia diretamente nas denúncias e também evita uma possível revitimização. “Mais do que maior celeridade no atendimento, um espaço pensado especialmente a essas pessoas também fará com que haja uma mudança de comportamento. Num único local, nossas mulheres serão acolhidas e cuidadas da melhor forma possível e isso, sem dúvida alguma, passa a encorajá-las a denunciar maus tratos muitas vezes sofridos dentro do próprio lar”, explica.


Violência 

Um balanço anual da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) apresenta o Pará como segundo colocado no ranking nacional do Disque 180, voltado ao enfrentamento da violência contra mulheres. O estado ocupa a segunda posição com uma taxa de 809,44 registros por 100 mil habitantes em 2013, atrás apenas do Distrito Federal, com 1.171,02 registros por 100 mil habitantes.

Segundo o levantamento, o Pará teve, em 2013, um aumento de 6,29% nos números de municípios que ligaram para o Disque 180, em relação ao ano anterior. Foram 130 municípios atendidos pelo serviço, deixando o estado com a quarta posição no ranking de municípios que mais ligaram para o serviço em busca de atendimento. Além do Pro Paz Mulher, o Pará conta com núcleos de atendimentos do Pro Paz Integrado, que atendem crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência em diversas regiões do Estado. Desde 2004 até abril de 2014, o Pro Paz Integrado já realizou 17.032 atendimentos, dos quais 44,8% são de violência contra a mulher.

Fonte: G1/Pa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia • ...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...