Pular para o conteúdo principal

No Pará: O Último Adeus ao Ex-Governador Almir Gabriel, "O Dr. Almir".


O enterro do ex-governador Almir Gabriel, que morreu na última terça-feira (19), em Belém, foi marcado pela emoção e carinho dos familiares, amigos e admiradores do político paraense. 


Almir foi enterrado no início da tarde desta quarta-feira (20), com honras de chefe de Estado, no Cemitério São Francisco, em Castanhal, nordeste paraense. 


O caixão chegou ao local em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, que conduziu o corpo do ex-governador do Palácio Lauro Sodré, em Belém, onde foi velado, até Castanhal.

Na chegada do cortejo, o caixão com o corpo de Almir Gabriel foi recebido com três salvas de tiros e carregado por cadetes militares até o jazigo da família. Depois, pétalas de flores foram jogadas no local de um helicóptero do Grupamento de Segurança. A homenagem marcou o início da cerimônia e se repetiu várias vezes durante o sepultamento.

 
A despedida foi conduzida pelo capelão da Polícia Militar, padre Eloi Wayth, que acompanhava o ex-governador nos últimos meses. 

“Nas conversas na casa dele ou no hospital, embora fragilizado, ele tinha plena consciência do seu legado. Aquilo que ele realizou, não só como político, mas como pessoa, como médico, é o que fica. Tenho certeza que em cada um dos paraenses existe uma lembrança de Almir Gabriel”, afirmou o padre.

Logo após, o músico e filho do ex-governador, Almirzinho Gabriel, cantou novamente “Carinhoso”, de Pixinguinha, e foi acompanhado por todos os familiares e demais presentes na cerimônia. Almirzinho já havia cantado mais cedo a música, de durante a missa de corpo presente, em Belém. Por volta das 13 horas, Almir Gabriel foi enterrado, em meio a aplausos e os versos da música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, ao lado dos pais Ignácio Cury Gabriel e Palmira de Oliveira Gabriel.
 
Despedida – Mesmo antes da chegada do cortejo fúnebre em Castanhal, um grande número de pessoas já se concentrava em frente ao cemitério para se despedir de Almir Gabriel. 

O prefeito do município e amigo de Almir, Paulo Titan, recordou a importância do ex-governador para Castanhal. “Almir está marcado na história do nosso município. Ele é nosso filho ilustre, pois sempre teve um carinho muito grande conosco e deixou obras importantes como a Praça da Estrela, a Transapeú e a indenização do terreno do Cristo Redentor, na entrada da cidade”, afirmou.

Nascido em Belém, Almir Gabriel se mudou ainda criança para Castanhal, cidade natal da família. Mais tarde voltaria à capital paraense para cursar o primário, o ginásio e o científico, os correspondentes, à época, do que seriam hoje os ensinos fundamental e médio. Aos 17 anos passou a dividir as horas de aula e os deveres de classe com o balcão da loja dele, em Castanhal.

Diversos gestores municipais participaram do sepultamento, entre eles o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Também participaram os senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Márcio Miranda, e diversos secretários estaduais. 


O governador Simão Jatene, que apresentou uma alta na pressão arterial, não compareceu ao enterro por recomendação médica. 

Durante o velório, o chefe do Executivo Estadual já havia se emocionado bastante e, por orientação médica, permaneceu em Belém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •