Pular para o conteúdo principal

No Pará: O Último Adeus ao Ex-Governador Almir Gabriel, "O Dr. Almir".


O enterro do ex-governador Almir Gabriel, que morreu na última terça-feira (19), em Belém, foi marcado pela emoção e carinho dos familiares, amigos e admiradores do político paraense. 


Almir foi enterrado no início da tarde desta quarta-feira (20), com honras de chefe de Estado, no Cemitério São Francisco, em Castanhal, nordeste paraense. 


O caixão chegou ao local em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, que conduziu o corpo do ex-governador do Palácio Lauro Sodré, em Belém, onde foi velado, até Castanhal.

Na chegada do cortejo, o caixão com o corpo de Almir Gabriel foi recebido com três salvas de tiros e carregado por cadetes militares até o jazigo da família. Depois, pétalas de flores foram jogadas no local de um helicóptero do Grupamento de Segurança. A homenagem marcou o início da cerimônia e se repetiu várias vezes durante o sepultamento.

 
A despedida foi conduzida pelo capelão da Polícia Militar, padre Eloi Wayth, que acompanhava o ex-governador nos últimos meses. 

“Nas conversas na casa dele ou no hospital, embora fragilizado, ele tinha plena consciência do seu legado. Aquilo que ele realizou, não só como político, mas como pessoa, como médico, é o que fica. Tenho certeza que em cada um dos paraenses existe uma lembrança de Almir Gabriel”, afirmou o padre.

Logo após, o músico e filho do ex-governador, Almirzinho Gabriel, cantou novamente “Carinhoso”, de Pixinguinha, e foi acompanhado por todos os familiares e demais presentes na cerimônia. Almirzinho já havia cantado mais cedo a música, de durante a missa de corpo presente, em Belém. Por volta das 13 horas, Almir Gabriel foi enterrado, em meio a aplausos e os versos da música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, ao lado dos pais Ignácio Cury Gabriel e Palmira de Oliveira Gabriel.
 
Despedida – Mesmo antes da chegada do cortejo fúnebre em Castanhal, um grande número de pessoas já se concentrava em frente ao cemitério para se despedir de Almir Gabriel. 

O prefeito do município e amigo de Almir, Paulo Titan, recordou a importância do ex-governador para Castanhal. “Almir está marcado na história do nosso município. Ele é nosso filho ilustre, pois sempre teve um carinho muito grande conosco e deixou obras importantes como a Praça da Estrela, a Transapeú e a indenização do terreno do Cristo Redentor, na entrada da cidade”, afirmou.

Nascido em Belém, Almir Gabriel se mudou ainda criança para Castanhal, cidade natal da família. Mais tarde voltaria à capital paraense para cursar o primário, o ginásio e o científico, os correspondentes, à época, do que seriam hoje os ensinos fundamental e médio. Aos 17 anos passou a dividir as horas de aula e os deveres de classe com o balcão da loja dele, em Castanhal.

Diversos gestores municipais participaram do sepultamento, entre eles o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Também participaram os senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Márcio Miranda, e diversos secretários estaduais. 


O governador Simão Jatene, que apresentou uma alta na pressão arterial, não compareceu ao enterro por recomendação médica. 

Durante o velório, o chefe do Executivo Estadual já havia se emocionado bastante e, por orientação médica, permaneceu em Belém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...