Pular para o conteúdo principal

STF - Novo Ministro Estréia em Campo e Desempata julgamento...

O novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux participou nesta quarta-feira de seu primeiro julgamento no plenário da Corte e já com a missão de decidir.
Fux teve que definir o desfecho da análise de uma liminar solicitada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco contra uma lei que determinou a convocação, por edital, dos interessados nos procedimentos de demarcação dos terrenos de marinha. Antes da lei, o chamado teria que ser feito pessoalmente.

O ministro formou maioria com os ministros Ayres Britto, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.

Esses ministros acolheram o pedido da Assembleia determinando que é preciso a convocação pessoal dos interessados na remarcação dos terrenos da marinha que ficam em faixas de terra com 33 metros de largura. Terão que ser chamados pessoas inscritas no Patrimônio da União, que pagam taxa de ocupação.


"Uma das exigências é que esse convite seja pessoal porque é uma fase importantíssima e vai contribuir para demarcação. Não é mera audiência pública", disse o ministro em seu voto que durou cerca de 30 minutos.

Para os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie, que foram vencidos, o Brasil tem 6.700 quilômetros de litoral e seria impossível expedir em tempo útil convite pessoal a todos os ocupantes conhecidos de área de marinha ou adjacente.
Por ter tratado do caso na AGU (Advocacia-Geral da União), o ministro Dias Toffoli ficou impedido de votar.

Em ações de inconstitucionalidade, a questão só pode ser resolvida por maioria absoluta de 6 votos.

Durante o julgamento Lewandowski disse que seu gabinete foi informado pela AGU que uma medida provisória será editada até o final da semana para retirar da lei a previsão de convocação por edital.

FICHA LIMPA

Em um de seus próximos julgamentos, Fux também terá que desempatar. Ele será o voto decisivo no julgamento que vai avaliar a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.

A expectativa é de que a análise ocorra até abril.

O ministro Gilmar Mendes pediu a inclusão na pauta do recurso do ex-vice-prefeito de Uberlândia Leonídio Bouças (PMDB) que foi barrado com base na lei por ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça local em ação civil pública por improbidade administrativa.
Fonte: folha.com
NOTA NOSSA:
Claro, o "CASO JADER" também vai desempatar... Mas, quem VENCERÁ?
FICHA LIMPA RETROATIVA ou JADER DE VOLTA A ATIVA?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...