quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Biblioteca do TJ/Pa, aberta ao público.


A Divisão de Bibliotecas do TJEPA é composta pela biblioteca "Desembargador Antônio Koury" localizada no Tribunal-Sede.

Especializada em Direito, subordinam-se ao Departamento de Documentação e Informação - DDI, que integra a Secretaria de Administração deste Tribunal.

O acervo da biblioteca é composto por livros, periódicos (impressos e eletrônicos), diários oficiais, CD's e jornais.





O acesso é aberto ao público externo para consulta "in loco" e estudo. O empréstimo domiciliar é restrito aos Magistrados e Servidores nos termos do regulamento.

A Biblioteca do Judiciário do Pará, remonta aos tempos do TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE BELÉM, instalado em 3 de fevereiro de 1874, funcionava com escasso acervo, no prédio do Tribunal da Relação, situado na rua dos Mercadores, nº 30, atualmente Conselheiro João Alfredo, no centro comercial de Belém.

Abrigava a Coleção de "Leis e Decretos do Governo" datado de 1821 e outras obras relevantes que permanecem no acervo da Biblioteca.

Com a inauguração do prédio do PALÁCIO DA JUSTIÇA, em 18 de dezembro de 1970, a Biblioteca foi instalada e obteve no ano seguinte sua primeira organização técnica, recebendo a denominação de "BIBLIOTECA DESEMBARGADOR ANTÔNIO KOURY" como homenagem póstuma. Funciona atualmente no andar térreo do Fórum Cível da Capital.

Em 2006 com a mudança do Tribunal de Justiça para o prédio histórico do "Instituto Lauro Sodré", surgiu a necessidade da criação de uma nova biblioteca, com o objetivo de disseminar a informação jurídica de interesse à atividade judicante e à sociedade. A mais nova biblioteca do judiciário paraense, abriga a rica coleção "Otavio Mendonça" com vasto material em sociologia jurídica, história, filosofia e direito.


Fonte: TJ/PA.


Nenhum comentário: