(Foto: Bruno Carachesti/Arquivo) A divulgação das notas das escolas públicas estaduais do Pará, no Enem 2014, comprovam aquilo que vem sendo anunciado ao longo dos últimos anos: o estudante paraense chega ao final do Ensino Médio sem ter capacidade de entender textos narrativos longos e com vocabulário complexo. Também não consegue resolver problemas matemáticos. Os alunos não conseguem se expressar textualmente da maneira adequada, conforme mostram as notas das redações do Exame Nacional do Ensino Médio. Entre os 50 piores resultados de escolas da rede pública estadual do Pará, a maior nota na redação do Enem 2014 foi 450,2, obtida pelos alunos da Escola Estadual Luiz Paulo Martires, de Bragança. Já a pior nota das estaduais paraenses foi 294,5, obtida pelos alunos da Escola Estadual Professora Carmem Cardoso Ferreira, de Abaetetuba. Alunos da escola mais bem pontuada do Pará, a instituição privada de ensino CEI, de Icoaraci, tiveram nota 781,4 na redação. Com a ajuda de esp