Pular para o conteúdo principal

IX Jogos Abertos do Pará: Índio Karajá comanda vitória do Bom Jesus no futebol de areia

O índio Rodrigo, da etnia Karajá, é campeão do futebol de areia na edição dos IX Jogos Abertos do Pará, que encerraram na manhã deste domingo, 26, em Marabá, sudeste paraense. Foram cinco dias de competição envolvendo mais de 500 atletas representantes de dez municípios da região do Araguaia. Marabá foi o campeão geral na somatória, com 51 pontos acumulados durante a programação. O município de Parauapebas ficou em segundo lugar, com 32 pontos, e Bom Jesus do Tocantins, em terceiro, com cinco. Os campeões das cinco modalidades disputadas estão classificados à fase final que será realizada em Belém, no mês de outubro.

A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, deixou uma mensagem especial parabenizando os campeões da edição do Araguaia e agradecendo o apoio da Prefeitura de Marabá. A próxima etapa dos jogos será no município de Portel, na ilha de Marajó, no período de 12 a 16 de agosto. Os preparativos da competição, que será realizada em parceria com a prefeitura local, já começaram. As informações podem ser obtidas no site da Seel, no link Jogos Abertos do Pará.
Sobre a avaliação do evento, a coordenadora da região Araguaia, Elenir Ribeiro, disse que é positiva e que as ações serão ainda objeto de estudo para elaboração do relatório final. Nenhum incidente foi registrado e a programação foi cumprida de acordo com o planejamento. A professora também agradeceu aos técnicos, árbitros e os colaboradores de apoio. A Prefeitura de Marabá atuou em parceria com o Exército, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, hospitais e outros órgãos para atendimento das demandas de transporte, alimentação e hospedagem das delegações visitantes.
Disputas – O futebol de areia veio para ficar definitivamente nos Jogos Abertos. As partidas atraem dezenas de torcedores e rendem disputas acirradas. Em Marabá, a programação foi na praia do Tucunaré, que nesta época do ano recebe centenas de banhistas e turistas em busca do verão paraense. A partida final foi entre Marabá e Bom Jesus do Tocantins. No tempo do jogo o placar terminou empatado em 3x3. O título veio após as cobranças de pênaltis e ficou com o Bom Jesus.
A vitória foi muito festejada, sobretudo pelo atacante Rodrigo Karajá, que marcou dois gols na partida. Sorridente, ele contou que se mudou para aldeia dos Gavião Krykatejê, famosos por gostarem de futebol, após se casar com uma moça da etnia. “Eu levo meus companheiros para lá, pois temos local para treinar", diz ele. Os colegas de time confirmam: "Em Bom Jesus não tem quadra de areia, agora vamos ter que fazer uma.” O técnico do Bom Jesus, Luciano Chaim, disse que vai intensificar os treinamentos visando à competição em Belém. “Vamos atrás do título”, prometeram os campeões. 
O resultado final do futebol de areia ficou assim: Bom Jesus do Tocantins em primeiro, Marabá, em segundo, e Parauapebas em terceiro. No feminino, Marabá foi campeão e Parauapebas o vice. Para o coordenador da modalidade, professor João Carmo, o futebol de areia tende a permanecer na grade dos Jogos Abertos, em função da demanda. “Os jogadores da areia geralmente migram do futsal e futebol campo. Por isso, a facilidade de jogar e de entender as regras”, avaliou.
Outros – A IX edição dos Jogos Abertos fase Araguaia também premiou os campeões do voleibol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), basquete (masculino) e tênis de mesa (masculino e feminino).

Fonte: Agência Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...