Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Lei Maria da Penha completou 9 anos, com motivos de comemoração por mulheres Barcarenenses.

Arquivo/Semas
Barcarena pode comemorar o aniversário da Lei Maria da Penha com muito orgulho. Quando trata-se de políticas públicas para as mulheres o município demonstra nível evolutivo. As conquistas são muitas, começando pela implantação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça, em 2013 e também a criação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM). O órgão público foi mais um mecanismo criado para estender a rede de enfrentamento à Violência Contra a Mulher e promover alternativas de prevenção à violência sexual e doméstica.




A Coordenadoria atua de forma integrada com a Gestão Municipal, Estadual, Federal e com a Sociedade Civil Organizada. “Temos como prioridade levar informação ao maior número de mulheres possível, sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica”, conta Tânia Oliveira, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres e Presidente do CMDM. 


Arquivo/Semas

A Coordenadoria é responsável pela efetividade e defesa dos interesses das mulheres barcarenenses e pelo enfrentamento a todas as formas de violência contra o gênero. Foi através da Coordenadoria que surgiu o projeto “Política para as Mulheres: Uma Questão de Direitos”. O projeto captou recursos para o município, para capacitações e aquisições de equipamentos de apoio permanente, para o fortalecimento da política de gêneros. Segundo Francinéa, idealizadora do projeto e atual Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), “com a aquisição dos equipamentos como computadores, impressoras, data show e veículo, a Coordenadoria vai garantir infraestrutura necessária para a continuação e melhoria do trabalho”. 


A articulação e captação de recursos, através do Organismo de Políticas Públicas, assegura ainda mais conquistas para as mulheres barcarenenses, através de campanhas sistemáticas de enfrentamento a violência doméstica, debates sobre a inserção da mulher nos espaços de poder e decisão, palestras educativas sobre a questão de gênero, divulgação da Lei Maria da Penha e dos canais de denúncia como ligue 180. E por falar em denúncia, Barcarena possui hoje, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Mais um avanço! 

Arquivo/Semas
As mulheres passaram a ser acolhidas de forma “particularizada”, sendo privadas de constrangimentos e incentivando, assim, a procura do atendimento pelas vítimas. Segundo relatório da DEAM, somente de Janeiro à Maio de 2015, a Delegacia registrou 171 atendimentos. 









Fique sabendo como e onde fazer uma denúncia em Barcarena, tendo mulher como vítima:

( DELEGACIA DA MULHER )

Rua Cronge da Silveira, S/N, entre 7 de setembro e Frederico Vasconcelos – Bairro-centro.

A luta por Políticas Públicas para as mulheres continua e por isso no próximo dia 28, o CMDM realiza a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema: “Mulher: Conhecimento é Poder”. Segundo Tânia, “o objetivo é fazer com que todas as mulheres possam refletir sobre a importância do conhecimento, para assegurar o seu direito de participar ativamente das decisões relacionadas às suas próprias vidas”. Participe!


Fonte/Texto: Ascom/Semas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral