Barcarena: Lei Maria da Penha completou 9 anos, com motivos de comemoração por mulheres Barcarenenses.
![]() |
Arquivo/Semas |
Barcarena pode comemorar o aniversário da Lei Maria da Penha com muito orgulho. Quando trata-se de políticas públicas para as mulheres o município demonstra nível evolutivo. As conquistas são muitas, começando pela implantação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça, em 2013 e também a criação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM). O órgão público foi mais um mecanismo criado para estender a rede de enfrentamento à Violência Contra a Mulher e promover alternativas de prevenção à violência sexual e doméstica.
A Coordenadoria atua de forma integrada com a Gestão Municipal, Estadual, Federal e com a Sociedade Civil Organizada. “Temos como prioridade levar informação ao maior número de mulheres possível, sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica”, conta Tânia Oliveira, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres e Presidente do CMDM.
![]() |
Arquivo/Semas |
A Coordenadoria é responsável pela efetividade e defesa dos interesses das mulheres barcarenenses e pelo enfrentamento a todas as formas de violência contra o gênero. Foi através da Coordenadoria que surgiu o projeto “Política para as Mulheres: Uma Questão de Direitos”. O projeto captou recursos para o município, para capacitações e aquisições de equipamentos de apoio permanente, para o fortalecimento da política de gêneros. Segundo Francinéa, idealizadora do projeto e atual Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), “com a aquisição dos equipamentos como computadores, impressoras, data show e veículo, a Coordenadoria vai garantir infraestrutura necessária para a continuação e melhoria do trabalho”.
A articulação e captação de recursos, através do Organismo de Políticas Públicas, assegura ainda mais conquistas para as mulheres barcarenenses, através de campanhas sistemáticas de enfrentamento a violência doméstica, debates sobre a inserção da mulher nos espaços de poder e decisão, palestras educativas sobre a questão de gênero, divulgação da Lei Maria da Penha e dos canais de denúncia como ligue 180. E por falar em denúncia, Barcarena possui hoje, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Mais um avanço!
![]() |
Arquivo/Semas |
As mulheres passaram a ser acolhidas de forma “particularizada”, sendo privadas de constrangimentos e incentivando, assim, a procura do atendimento pelas vítimas. Segundo relatório da DEAM, somente de Janeiro à Maio de 2015, a Delegacia registrou 171 atendimentos.
Fique sabendo como e onde fazer uma denúncia em Barcarena, tendo mulher como vítima:
( DELEGACIA DA MULHER )
Rua Cronge da Silveira, S/N, entre 7 de setembro e Frederico Vasconcelos – Bairro-centro.
A luta por Políticas Públicas para as mulheres continua e por isso no próximo dia 28, o CMDM realiza a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema: “Mulher: Conhecimento é Poder”. Segundo Tânia, “o objetivo é fazer com que todas as mulheres possam refletir sobre a importância do conhecimento, para assegurar o seu direito de participar ativamente das decisões relacionadas às suas próprias vidas”. Participe!
Fonte/Texto: Ascom/Semas
Comentários