Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Lei Maria da Penha completou 9 anos, com motivos de comemoração por mulheres Barcarenenses.

Arquivo/Semas
Barcarena pode comemorar o aniversário da Lei Maria da Penha com muito orgulho. Quando trata-se de políticas públicas para as mulheres o município demonstra nível evolutivo. As conquistas são muitas, começando pela implantação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça, em 2013 e também a criação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM). O órgão público foi mais um mecanismo criado para estender a rede de enfrentamento à Violência Contra a Mulher e promover alternativas de prevenção à violência sexual e doméstica.




A Coordenadoria atua de forma integrada com a Gestão Municipal, Estadual, Federal e com a Sociedade Civil Organizada. “Temos como prioridade levar informação ao maior número de mulheres possível, sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica”, conta Tânia Oliveira, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres e Presidente do CMDM. 


Arquivo/Semas

A Coordenadoria é responsável pela efetividade e defesa dos interesses das mulheres barcarenenses e pelo enfrentamento a todas as formas de violência contra o gênero. Foi através da Coordenadoria que surgiu o projeto “Política para as Mulheres: Uma Questão de Direitos”. O projeto captou recursos para o município, para capacitações e aquisições de equipamentos de apoio permanente, para o fortalecimento da política de gêneros. Segundo Francinéa, idealizadora do projeto e atual Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), “com a aquisição dos equipamentos como computadores, impressoras, data show e veículo, a Coordenadoria vai garantir infraestrutura necessária para a continuação e melhoria do trabalho”. 


A articulação e captação de recursos, através do Organismo de Políticas Públicas, assegura ainda mais conquistas para as mulheres barcarenenses, através de campanhas sistemáticas de enfrentamento a violência doméstica, debates sobre a inserção da mulher nos espaços de poder e decisão, palestras educativas sobre a questão de gênero, divulgação da Lei Maria da Penha e dos canais de denúncia como ligue 180. E por falar em denúncia, Barcarena possui hoje, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Mais um avanço! 

Arquivo/Semas
As mulheres passaram a ser acolhidas de forma “particularizada”, sendo privadas de constrangimentos e incentivando, assim, a procura do atendimento pelas vítimas. Segundo relatório da DEAM, somente de Janeiro à Maio de 2015, a Delegacia registrou 171 atendimentos. 









Fique sabendo como e onde fazer uma denúncia em Barcarena, tendo mulher como vítima:

( DELEGACIA DA MULHER )

Rua Cronge da Silveira, S/N, entre 7 de setembro e Frederico Vasconcelos – Bairro-centro.

A luta por Políticas Públicas para as mulheres continua e por isso no próximo dia 28, o CMDM realiza a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema: “Mulher: Conhecimento é Poder”. Segundo Tânia, “o objetivo é fazer com que todas as mulheres possam refletir sobre a importância do conhecimento, para assegurar o seu direito de participar ativamente das decisões relacionadas às suas próprias vidas”. Participe!


Fonte/Texto: Ascom/Semas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...