Pular para o conteúdo principal

Projeto de combate à violência doméstica ganha prêmio nacional

O promotor de justiça do Ministério Público do Pará (MPPA), Nadilson Portilho Gomes, idealizador do Projeto “Grupo Reflexivo Para Homens”, venceu na última segunda-feira (23) o Prêmio Viva 2020, realizado por meio do Instituto Avon e da revista Marie Claire. O promotor foi reconhecido na categoria “Eles por Elas”, disputando com dois outros candidatos com projetos focados na masculinidade e no comportamento potencialmente violento de homens. 


Promotor Nadilson Portilho - Foto: Ana Maria

A iniciativa vencedora foi executada pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Ananindeua, tendo como público alvo homens autores de violências doméstica e familiar contra a mulher no município, seja aqueles com procedimentos policiais ou aqueles com processos judiciais (ações penais e/ou de medidas protetivas).

Lançado no início de março de 2020, o projeto foi executado ao longo do ano por meio de reuniões virtuais, palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupo. Em geral, funcionou como um espaço de escuta compartilhada, por meio de troca de informações e experiências dos participantes.

O Projeto “Grupo Reflexivo Para Homens” foi premiado na terceira edição do Prêmio Viva 2020. O Instituto Avon e Marie Claire organizam anualmente a premiação, buscando homenagear queles que atuam na mudança de cenário da violência de gênero no Brasil. Neste ano, a cerimônia ocorreu em São Paulo na última segunda-feira, 23, com transmissão ao vivo no Facebook e Youtube de Marie Claire.

Próximos passos do projeto e pandemia

A perspectiva do promotor Nadilson Gomes, na criação do projeto “Grupo Reflexivo Para Homens”, foi entender que o ciclo de violência não se encerra com a prisão e condenação dos agressores, embora sejam etapas essenciais. Uma outra abordagem necessária é a prevenção da violência e da reincidência de outros delitos contra mulheres, a partir da escuta e reeducação de homens agressores.

A crise sanitária com a covid-19 dificultou a realização dos encontros do Projeto “Grupo Reflexivo Para Homens”, porém não impediu o êxito da iniciativa premiada, que continua em andamento pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Ananindeua, por meio da promotora Andressa Pinheiro.

Atualmente o promotor de justiça Nadilson Gomes está atuando na 1º de Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém. À médio prazo, o promotor defende não apenas a execução do projeto, mas a sua institucionalização. ''É importante que esse projeto seja tomado como uma ação institucional do MPPA, que a gente tenha um núcleo, um setor específico para esse trabalho com homens agressores’’, avalia.


Texto: Renan Monteiro

Fonte: MP/PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...