Pular para o conteúdo principal

MP lança painel para auxiliar membros no monitoramento do novo coronavírus

 



A ferramenta tem o objetivo de auxiliar os órgãos de execução em suas respectivas atividades e o acesso facilitado às informações pelo público.

Os Centros de Apoio Operacional Cível e da Cidadania, em um trabalho articulado com integrantes do Grupo de Trabalho Emergencial (GTE-MPPA-COVID-19) e do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar, em parceria com a empresa Imagem (representante da Esri no Brasil), elaboraram o painel de monitoramento das ocorrências da pandemia da Covid-19 (Painel Covid-19/MPPA), objetivando auxiliar os órgãos de execução em suas respectivas atividades e o acesso facilitado às informações pelo público em geral.

Segundo a coordenadora do CAO Cidadania, Adriana Simões, “o uso dessa ferramenta para analisar e visualizar dados atualizados, facilitará a atuação dos promotores de justiça com atribuição na defesa da saúde, na medida em que contém informações atualizadas, diariamente”, explica a coordenadora, que ainda destacou a participação da Promotora de Justiça Juliana Félix na execução desse projeto.

A ferramenta divide os dados em três painéis os quais trazem a indicação do quantitativo de casos confirmados, números de óbitos, taxas de letalidade e taxa de recuperados por município, por Regional de Saúde e por Região Administrativa do MPPA (Painel 1).



A ferramenta especifica ainda a divisão de casos por faixa etária, por profissional de saúde, por sexo e por raça (Painel 2).


Por fim, apresenta a localização geográfica dos hospitais, o número de leitos na rede estadual e a média da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI (Painel 3).


O painel de monitoramento utiliza ferramentas tecnológicas contidas na plataforma Esri ArcGIS Online dashboard, sendo esta a mesma tecnologia do painel criado pela Universidade Johns Hopkins para visualizar e rastrear casos de infecção pelo novo coronavírus, em tempo real.

Os dados apresentados, coletados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), disponíveis em www.covid-19.pa.gov.br, foram devidamente organizados e sistematizados por Patrícia Guedes e Marco Antônio Marques, técnicos do MPPA, com suporte da referida empresa, o que permitirá a visualização e o acesso às ocorrências da pandemia, em um painel de monitoramento próprio da instituição, subsidiando, com rapidez e segurança, as providências cabíveis.

A coordenadora do CAO Cível, Luziana Dantas, destaca que “a plataforma aplicada na construção do Painel COVID-19 MPPA também servirá para o mapeamento, análises de informações geográficas, elaboração de gráficos e outras funcionalidades nas diversas áreas de atuação do Ministério Público, como nas questões agrárias, fundiárias e ambientais”.

O painel ficará disponível no site do MPPA nos link “Consultas” e também em “Serviços de Apoio”.

Clique aqui para acessar a ferramenta.

Fonte: ASCOM/MPPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...