![]() |
A ferramenta tem o objetivo de auxiliar os órgãos de execução em suas respectivas atividades e o acesso facilitado às informações pelo público.
Os Centros de Apoio Operacional Cível e da Cidadania, em um
trabalho articulado com integrantes do Grupo de Trabalho Emergencial
(GTE-MPPA-COVID-19) e do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar, em parceria
com a empresa Imagem (representante da Esri no Brasil), elaboraram o painel de
monitoramento das ocorrências da pandemia da Covid-19 (Painel Covid-19/MPPA),
objetivando auxiliar os órgãos de execução em suas respectivas atividades e o
acesso facilitado às informações pelo público em geral.
Segundo a coordenadora do CAO Cidadania, Adriana Simões, “o uso dessa ferramenta para analisar e visualizar dados atualizados, facilitará a atuação dos promotores de justiça com atribuição na defesa da saúde, na medida em que contém informações atualizadas, diariamente”, explica a coordenadora, que ainda destacou a participação da Promotora de Justiça Juliana Félix na execução desse projeto.
A ferramenta divide os dados em três painéis os quais trazem a indicação do quantitativo de casos confirmados, números de óbitos, taxas de letalidade e taxa de recuperados por município, por Regional de Saúde e por Região Administrativa do MPPA (Painel 1).
A ferramenta especifica ainda a divisão de casos por faixa etária, por profissional de saúde, por sexo e por raça (Painel 2).
Por fim, apresenta a localização geográfica dos hospitais, o número de leitos na rede estadual e a média da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI (Painel 3).
O painel de monitoramento utiliza ferramentas tecnológicas contidas na plataforma Esri ArcGIS Online dashboard, sendo esta a mesma tecnologia do painel criado pela Universidade Johns Hopkins para visualizar e rastrear casos de infecção pelo novo coronavírus, em tempo real.
Os dados apresentados, coletados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), disponíveis em www.covid-19.pa.gov.br, foram devidamente organizados e sistematizados por Patrícia Guedes e Marco Antônio Marques, técnicos do MPPA, com suporte da referida empresa, o que permitirá a visualização e o acesso às ocorrências da pandemia, em um painel de monitoramento próprio da instituição, subsidiando, com rapidez e segurança, as providências cabíveis.
A coordenadora do CAO Cível, Luziana Dantas, destaca que “a plataforma aplicada na construção do Painel COVID-19 MPPA também servirá para o mapeamento, análises de informações geográficas, elaboração de gráficos e outras funcionalidades nas diversas áreas de atuação do Ministério Público, como nas questões agrárias, fundiárias e ambientais”.
O painel ficará disponível no site do MPPA nos link “Consultas” e também em “Serviços de Apoio”.
Clique aqui para acessar a ferramenta.
Fonte: ASCOM/MPPA
Comentários