Pular para o conteúdo principal

PROCURADOR DE JUSTIÇA ANTONIO BARLETA É ELEITO OUVIDOR-GERAL DO MP/PA

O procurador de justiça Antonio Eduardo Barleta de Almeida foi eleito nesta terça-feira (4) para o cargo de ouvidor-geral da instituição para o biênio 2020-2022. A posse ocorrerá nesta quarta-feira (5), às 11h, no Plenário Octávio Proença de Moraes, no edifício-sede do Ministério Público, em cerimônia reservada.


Procurador de justiça Antonio Eduardo Barleta


Eduardo Barleta foi escolhido por maioria dos votos, em eleição realizada durante sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), presidida pelo procurador-geral Gilberto Martins. Barleta obteve 28 votos dos procuradores de justiça, contra 3 da promotora de justiça Silvia Regina Messias Klautau. Eduardo Barleta e Silvia Klautau foram os únicos candidatos ao cargo.

Antes da votação começar, cada candidato teve 15 minutos para apresentar aos membros do CPJ as suas respectivas propostas de trabalho. Eduardo Barleta destacou que pretende implementar mecanismos para desburocratizar o atendimento ao público com recebimento de demandas sem limitação temática. “Com isso estaremos concretizando o dever da administração pública em controlar a legalidade e moralidade dos seus atos”, disse Barleta

“Iremos também promover a transparência e a publicidade das atividades ministeriais divulgando permanentemente seu papel institucional na sociedade esclarecendo cidadãos sobre seus direitos e responsabilidades sob uma perspectiva pedagógica”, complementou. 

À frente da Ouvidoria, Eduardo Barleta terá a atribuição de liderar o trabalho de fortalecimento do órgão como canal permanente de comunicação entre o MPPA e a sociedade. O ouvidor-geral recebe denúncias, reclamações, elogios e sugestões dos cidadãos sobre assuntos ligados à atuação da instituição e gerencia todo o processo necessário para que os direitos dos cidadãos sejam garantidos com uma resposta eficaz.

 

Trajetória do novo ouvidor

Antonio Eduardo Barleta de Almeida ingressou no Ministério Público em 1985, onde assumiu as Promotorias de Justiça de Juruti, Santa Cruz do Arari, Primavera, Capanema, Soure, Santarém e a 2º PJ de Execuções Penais da capital. Em 1997, foi assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Em 1999, foi promovido ao cargo de procurador de justiça cível. Assumiu, em diversas ocasiões, a chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em substituição ao titular. Foi assessor da Procuradoria-Geral de Justiça de 1998 a 2006. Membro eleito do Conselho Superior do Ministério Público em 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006. Foi 1º Subcorregedor-Geral do Ministério Público no biênio 2003/2004 e Subprocurador-Geral de Justiça para a área jurídico-institucional (2007/2011). Foi Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, no biênio 2011-2013. Em novembro de 2019 assumiu o cargo de ouvidor-geral onde permaneceu até fevereiro de 2020.

O procurador de justiça Eduardo Barleta será o oitavo membro do MPPA a ocupar o cargo de ouvidor-geral. Antes deles, a função foi desempenhada pelo procurador de justiça Ricardo Abuquerque.  Desde a sua criação já atuaram como ouvidor do MPPA o procurador Estevam Sampaio (biênio 2006-2008) e os promotores de justiça Silvia Klautau (2008-2010), Claudomiro Lobato (2010-2012), José Maria Gomes (2012-2014), Aldo Saife (2014-2016) e Andrea Sampaio (2016/2018).

 

Votação online

A votação foi rápida, ocorreu de forma secreta por meio do Sistema Votus, utilizado desde 2018 em eleições administrativas internas do MPPA. Os procuradores receberam o link de votação via aplicativo de mensagens e puderam votar pelo celular. Apenas os presentes na sessão virtual puderam votar.  O resultado foi anunciado ao meio dia.



 

Vice-ouvidores

Na mesma sessão, os membros do CPJ elegeram o 1º vice-ouvidor e o 2º vice-ouvidor. A promotora de justiça Silvia Klautau, que também havia se candidatado ao cargo, foi eleita por aclamação ao cargo de 1º vice, já que não havia outros candidatos. O cargo de 2º vice-ouvidor foi preenchido pelo procurador de justiça Cláudio Melo, após consulta aos integrantes do colegiado por ordem de antiguidade, conforme prevê o regimento, e após os procuradores Manoel Santino e Raimundo Mendonça declinarem. Ambos serão empossados na cerimônia desta quarta-feira.


Com informações da ASCOM/MP-PA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral