Pular para o conteúdo principal

Informações para Disque Denúncia contribuem para desarticular crimes

Entre os principais crimes esclarecidos com a parceria da sociedade, estão os maus-tratos a idosos e animais, perturbação do sossego, violência doméstica, abandono de incapaz e jogos ilegais.


Para atendimento de urgência e imediato, o contato deve ser feito com o Centro Integrado de Operações (CIOp), no número 190

Na última quarta-feira (29) foi estourado um apartamento que funcionava como casa de bingo e jogos de azar, na avenida Nazaré, em bairro homônimo, de Belém. Com base em investigações de denúncias para o canal 181, os policiais chegaram ao local, apreenderam 16 máquinas de bingo e detiveram três pessoas em flagrante.

O Disque Denúncia é um canal disponível à população que pode e deve fornecer informações sobre crimes iminentes e sobre ocorrências ilegais já consumadas. Qualquer cidadão com informação que possa contribuir para esclarecer crimes, deve  colaborar com a polícia.

Outro canal que também pode ser utilizado pela sociedade é o Whatsapp do Disque Denúncia: (91) 98115-9181. O número está disponível para todos os paraenses. As mensagens enviadas são recebidas pela atendente virtual, Iara (Inteligência Artificial Rápido e Anônimo) que desenvolve um diálogo a partir de informações solicitadas, para que os relatos possam ser apurados com o máximo de precisão. Por este canal também é possível enviar foto, vídeo e áudios que possam auxiliar nas investigações com total sigilo.

A Secretaria de Segurança Pública disponibiliza ainda o campo do chatbot (bate-papo), na parte inferior de todos os sites dos órgãos da área de segurança pública do Pará, como o da própria Segup, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros. Há também a oferta de formulário on line para o recebimento de denúncias no site segup.pa.gov.br. Após o recebimento das informações e o preenchimento de protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes.

Entre os principais tipos de crimes esclarecidos com a parceria da sociedade, estão os casos de foragidos da Justiça, maus-tratos a idosos e animais, perturbação do sossego, violência doméstica, abandono de incapaz e jogos ilegais. Para atendimento de urgência e imediato, o contato deve ser feito com o Centro Integrado de Operações (CIOp), ligando para o canal do 190.


Diretora do Disque Denúncia, delegada Márcia Contente frisa que as denúncias ao Disque Denúncia são gratuitas, sigilosas e anônimas. “É uma ferramenta de controle social na medida em que o cidadão intervém diretamente na prevenção das ações criminosas, nas soluções de crimes investigados pela polícia e assim contribui de forma contundente com a segurança. Pelo canal do 181, a pessoa fala diretamente com a atendente, e neste ano nós tivemos uma inovação de caráter nacional”.

A diretora relembrou o pioneirismo da atual gestão que ampliou os canais de comunicação com a sociedade, garantindo maior praticidade e acessibilidade à sociedade.

“O Pará é o primeiro estado do Brasil a ter 4 sistemas integrados para o cidadão se comunicar diretamente com a segurança pública. Além do número 181, temos também o WhatsApp, atendido pela Iara, que é a versão on line do atendimento eletrônico, o ChatBot e o Formulário Web. O Disque Denúncia tem um apelo muito significativo para manter a ordem e integrar a sociedade no auxílio de elucidações de crimes juntamente com a segurança pública”, observou.

BALANÇO

De janeiro a junho de 2020, foram computadas mais de 82 mil denúncias pelo canal 181, o que representa 87% das ligações feitas pela sociedade ao Disque Denúncia.

De 27 de março até 30 de junho, quando os demais canais passaram a servir à população, foram registradas 11.579 denúncias via WhatsApp; 791, ChatBot; e 308 por Formulário Web. Os municípios que mais colaboram com informações, neste período, foram Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Marituba, Castanhal, Barcarena, Benevides, Marabá, Capanema e Santarém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...