Pular para o conteúdo principal

“Pará vai ser o epicentro do covid-19”, diz ex-ministro Mandetta sobre avanço do vírus


Em entrevista à jornalista Leda Nagle na sexta (15), ele afirmou que o sistema está começando a entrar em colapso. UFPA e UFRA previram situação há um mês. 

Ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta- Foto: EVARISTO SA / AFP

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Pará poderá ser o epicentro da pandemia no Brasil nas próximas semanas. A declaração foi feita durante entrevista à jornalista Leda Nagle na última sexta-feira (15).

“Se você me perguntar hoje quem é que tá com o maior problema, é o Pará. O Pará vai ser o epicentro, vai deslocar de Manaus e vai cair no Pará, em Belém. Ela tá com a curva dela só que sobe. Nas próximas duas, três semanas, ela vai sofrer muito. O sistema já tá começando a fase de colapso, ela vai atravessar o mês de junho colapsada. Então falar em atividade econômica em Belém é, assim uma, ninguém vai, as pessoas vão conhecer pessoas, vizinhos, que morreram. Não vai rolar”, afirmou Mandetta no canal da jornalista na internet.

Há um mês a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) previram a situação que o Pará estaria em meados de maio em relação ao avanço da Covid-19. Pesquisadores estimaram que o pico da Covid-19 no Pará poderia ocorrer no dia 14 de maio, quando o Pará estaria com 12 mil novos infectados em 24 horas neste dia. A projeção estatística indicava que o número total de infectados pode chegar a 200 mil pessoas, caso não sejam atendidas as medidas de distanciamento social.

No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) no sábado (16), foram confirmados 838 casos e 48 óbitos da Covid-19. Entre as mortes, 29 são de Belém e a maioria dos casos está na região metropolitana. Agora, o Pará tem 13.464 casos confirmados, sendo 8.213 pacientes recuperados. O número de óbitos chegou a 1.223 óbitos.

Com informações do G1/PA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia • ...

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município par...

Barcarena: Festival do Abacaxi, 35 Anos de História! Primeira Rainha (1979) fala da trajetória do concurso.

Festival do Abacaxi/Barcarena, 35 Anos de História! Assista abaixo o vídeo , onde D. Magaly Campos, Primeira Rainha (1979) fala da trajetória do Concurso. Fonte/Vídeo:  FanPage Festival do Abacaxi.