Pular para o conteúdo principal

Veneza sofre sua pior inundação em 53 anos


A Basílica de São Marcos inundada, palácios, museus, hotéis e lojas com a água quase até os joelhos, gôndolas arrastadas para as margens, a cidade paralisada e um morto. A maré alta da noite da terça-feira em Veneza deixou a cidade mergulhada numa situação de caos, como em 1966, quando l'acqua granda de 194 centímetros a alagou e provocou sérios danos no patrimônio arquitetônico e artístico. O governador da região, Luca Zaia, do partido direitista Liga, fala em “devastação apocalíptica” e pediu que o Governo central envie ajuda e declare estado de emergência. Mas a crise não passou ainda, e nesta quarta se esperava outra maré muito alta, de até 160 centímetros. 



A lembrança da terrível inundação de 4 de novembro de 1966 começou a se materializar na terça, 12 de novembro, às 21h (17h em Brasília). A essa hora, um vento superior ao previsto se levantou, empurrando com força a água do Adriático para a Laguna de Veneza. O Centro de Previsão das Marés de Veneza, que também se viu afetado pelo fenômeno e ficou incomunicável, tinha previsto um máximo de 160 centímetros, às 23h. Mas às 22h40, a maré já alcançava 180 centímetros, e às 23h havia chegado a 187. “A situação é muito complicada, e neste momento não estamos dando conta”, disse um porta-voz municipal por telefone. “Há 80% da cidade sob a água, há danos inimagináveis”, anunciou Zaia. Alguns museus ficaram danificados, e outros lugares, como a Bienal, fecharam por precaução. “Não tivemos danos particulares, mas hoje a circulação deve ficar livre para outro tipo de necessidades”, disse uma porta-voz.

O prefeito, Luigi Brugnaro —que passou a noite visitando diferentes bairros– solicitou ao Governo italiano que declare estado de emergência por desastre natural em Veneza e em suas ilhas (Murano, Burano, Lido e Pelestrina), tão afetadas como a velha cidade. Nela, um homem de 68 anos morreu fulminado por uma descarga elétrica quando tentava salvar sua casa das inundações. “Desta vez a situação é verdadeiramente grave, um vento soprava fortíssimo e alimentava a maré. Estes são os efeitos da mudança climática”, escreveu Brugnaro em sua conta do Twitter, enquanto percorria na noite de terça a praça de São Marcos. Várias zonas da cidade ficaram sem eletricidade, como o Lido e o Campo de Santa Margherita. A maioria de trajetos em vaporetto (lanchas de passageiros) foi suspensa, depois que três destas embarcações afundaram na Riva degli Schiavoni.

Brugnaro fez um apelo ao Governo italiano para que conclua o megaprojeto de engenharia que pretende defender Veneza das marés altas. Esse fenômeno costuma inundar as zonas baixas da cidade, em particular a praça de São Marcos. Mas seu efeito se multiplica, como aconteceu desta vez, com o siroco, um forte vento saariano. Para proteger a cidade das marés, que afetam cada vez mais o seu patrimônio artístico, em 2003 começaram a ser construídos 78 diques flutuantes como parte do projeto Mose (Módulo Experimental Eletromecânico, na sigla em italiano). Esses diques deveriam fechar a laguna em caso de alta das águas do Adriático. Mas problemas de corrupção deficiências na construção atrasaram sua ativação.

A Basílica de São Marcos se encontra em um dos pontos mais baixos da cidade e é um dos monumentos mais afetados. O diretor de conservação da basílica, o arquiteto Mario Pina, passou toda a noite dentro do edifício tentando salvar os objetos do chão. “É um desastre, como em 1966, ou pior, ainda não sabemos. Trabalhamos a noite toda para proteger peças preciosas como crucifixos, apoiados nas partes mais baixas. A água entrou em toda a igreja e também na cripta, banhando os mosaicos”, declarou Pina ao EL PAÍS.

Quando a água entra na basílica, gera danos irreversíveis que se evidenciam com o tempo, conta o arquiteto. A água salgada se evapora, corrói o mármore e quebra os mosaicos. Em toda a história da basílica, construída no ano 828 e reconstruída depois de um incêndio em 1063, apenas em cinco ocasiões o vestíbulo foi inundado. O mais preocupante é que três dessas cinco grandes inundações ocorreram nos últimos 20 anos, a última em 30 de outubro de 2018.

O ministro italiano dos Bens Culturais, Dario Franceschini, anunciou nesta quarta que, uma vez concluída a análise dos efeitos da “água alta”, chegará a verba para financiar a conservação da Basílica de São Marcos. O edifício, que conserva mosaicos bizantinos e o corpo de São Marcos, padroeiro da cidade, viu a água entrar seis vezes em 1.200 anos. Na última delas, há pouco mais de um ano, a água invadiu o pavimento milenar de mosaico de mármore e alagou completamente o batistério e a capela, arruinando portões de bronze bizantinos, colunas e peças de mármore. Passaram-se 53 anos desde a grande inundação de 1966, e Veneza continua tão frágil como então.

Com informações de EL PAÍS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •