Prefeito Paulo Alcântara acredita que projeto ferroviário trará geração de emprego e desenvolvimento.
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Prefeito Paulo Alcântara, Presidente da Alepa , Dep. Ogawa e
demais - Foto: Jailson Sam / Divulgação
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O prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, acompanhado do
Deputado Estadual Renato Ogawa, esteve em Brasília na última terça-feira 12, no
evento em que o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou um protocolo de
intenções para estudos de viabilidade econômica de implantação e exploração do
projeto da Ferrovia Pará, entre os municípios de Marabá e Barcarena. A
cooperação, firmada em Brasília (DF), no valor de R$ 7 bilhões, envolve a
empresa China Communication Construction Company (CCCCSA), controladora da
brasileira Concremat.
A malha ferroviária proposta irá interligar o porto de Vila
do Conde, em Barcarena, no nordeste do Estado, a municípios do sudeste
paraense, como Marabá e Parauapebas, e de lá até Açailândia, no Maranhão, com a
Ferrovia Norte-Sul.
Volume de recursos - De acordo com Helder, trata-se de um
dos mais importantes projetos estruturais e de desenvolvimento do Norte do
Brasil e o maior investimento internacional em andamento no país, e que, ao
mesmo tempo, reforça os laços do Pará com o povo chinês. O protocolo servirá de
orientação para futura negociação e assinatura de convênios, acordos e outros
termos que possam ajustar as necessidades do corredor ferroviário.
“Ao lado do deputado Renato Ogawa, acompanhei o governador Helder Barbalho em uma agenda em Brasília, na tarde desta terça. Com o objetivo de buscar estratégias econômicas para a implantação de projeto ferroviário no Estado, Helder assinou um protocolo de intenções com a empresa chinesa Communication Constrution Company. O futuro do Pará será de geração de emprego e economia forte, reduzindo os custos de transporte e dando mais conforto nas locomoções. Barcarena, claro, acompanha o estado no caminho do desenvolvimento.” escreveu o prefeito Paulo Alcântara em suas redes sociais.
Como parte das ações de Governo que contribuirão para a
celeridade da execução do projeto, o governador destacou o empenho no processo
de regularização fundiária, fruto das necessidades para o trajeto pensado para
o trecho, e ainda o licenciamento ambiental com sustentabilidade,
responsabilidade e celeridade para avançar os investimentos. "É o nosso
dever de casa imediato", reafirmou Helder.
Ao lado do deputado Renato Ogawa, acompanhei o governador
Helder Barbalho em uma agenda em Brasília, na tarde desta terça. Com o objetivo
de buscar estratégias econômicas para a implantação de projeto ferroviário no
Estado, Helder assinou um protocolo de intenções com a empresa chinesa
Communication Constrution Company. O futuro do Pará será de geração de emprego
e economia forte, reduzindo os custos de transporte e dando mais conforto nas
locomoções. Barcarena, claro, acompanha o estado no caminho do desenvolvimento.
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Foto: JAILSON SAM / DIVULGAÇÃO |
Reforço - Este é o segundo projeto que a CCCC desenvolve em
parceria com o Estado. O vice-presidente do conglomerado, Chen ZHong,
classificou o Pará como "muito promissor e importante não só na mineração,
como também na indústria e no desenvolvimento".
O secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade,
presente à ocasião, destacou os ganhos para o desenvolvimento da estratégia
logística. "Esses 492 km, de Marabá ao Porto de Vila do Conde, em
Barcarena, significam a atração de mais investidores. Não estamos falando só do
fortalecimento da economia local, do Sul e do Sudeste do Pará, mas também de
outros estados, que verão com bons olhos as nossas condições de
escoamento", acrescentou.
mbiente favorável - Titular da Secretaria de Estado de
Administração, Hana Gassan disse ver no protocolo a demonstração de que está
sendo criado um ambiente favorável de negócios, com simplificação tributária,
de processos e segurança jurídica para os investidores. "A consequência é
a melhoria do ambiente econômico, além da diversificação de nossa base
produtiva e aumento da renda para a população", ratificou.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico,
Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, a ferrovia paraense é a concretização
do início do sonho de um novo modal de transporte, muito mais atraente
economicamente. "É o que vai tornar nossos produtos mais competitivos, no
mercado nacional e internacional. O minério a preço mais baixo pode significar
a verticalização, porque escoamento é garantido", explicou, incluindo
ainda a intenção, de junto com a CCCC, reativar o polo metal-mecânico de Marabá,
com instalação de diversas siderúrgicas de ferro-gusa e uma laminadora lá.
Cooperação - "Os chineses são conhecidos por eficiência
na montagem de infraestrutura, sobretudo ferroviária, porque dessa forma
interligaram o próprio país inteiro. Nosso trabalho é dar celeridade às
questões de licenciamento, ao passo que a própria empresa, por meio dos estudos
de socioeconômicos de viabilidade, em uma proposta estruturada, vai facilitar
isso", declarou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas),
Mauro Ó de Almeida.
Texto (Editado) – Agência Pará.
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