Pular para o conteúdo principal

Barcarena/Processo seletivo: Instituto se manifesta em nota sobre o ocorrido


Na tarde de desta quarta-feira 17/07, o Instituto de Desenvolvimento Social Ágata, organizadora do processo seletivo contratada pela prefeitura de Barcarena para preenchimento de vagas aos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, após ampla publicidade do ocorrido no último domingo 14/07, quando um candidato foi preso em flagrante por portar um aparelho celular dentro da sala, onde neste celular estavam respostas das 30 questões da prova, para o cargo de  Agente de Combate às Endemias, cargo que o candidato preso concorria uma vaga, envia sua NOTA DE ESCLARECIMENTO. 

Matéria do Amazônia Jornal/ Do Blog do Carlos Baía

Apesar da nota de esclarecimento silenciar quanto à possibilidade ou não, de anulação da prova, o instituto afirma que está realizando investigação paralela para levantamento de todas as informações necessárias à elucidação dos fatos, bem como acompanha de perto o caminhar das investigações policiais, com o propósito maior de resguardar a lisura do certame e os direitos dos demais candidatos. O Instituto também lamenta o ocorrido e reafirma o compromisso de combater qualquer conduta atentatória à legalidade, ao edital regente e aos princípios norteadores dos certames públicos.

O Instituto afirma ainda na nota, que conta com um corpo de Coordenadores próprio e assiduamente treinados para estes tipos de tentativa de fraude, bem como dispõe de uma equipe restrita e de singular confiança no que se refere ao acesso aos gabaritos das provas, de modo que o sigilo, a imparcialidade e a lisura do concurso são nortes dos quais a empresa não se afasta, sobretudo para garantir o padrão de igualdade de condições e isonomia de tratamento, aspectos próprios da observância do princípio da Impessoalidade necessários a quem aja, eventualmente, em nome da Administração Pública.



Leia a Nota de Esclarecimento na Integra:



O TEXTO NO PDF:




LEMBRE O CASO CLICANDO AQUI



O TEXTO DA NOTA:


INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ÁGATA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto de Desenvolvimento Social Ágata informa que, no dia 14 de julho de 2019, aplicou, no município de Barcarena/PA, as provas objetivas do Processo Seletivo Público para contratação de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

Diante de algumas situações pontuais, cumpre-nos esclarecer que os portões das escolas foram fechados, pontualmente, às 08h50, para o turno da manhã, e 13h50, para o turno da tarde, conforme determina o item 9.2 do edital:

“9.2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de uma hora para o início da mesma, munido de caneta esferográfica de tinta indelével de cor preta ou azul e do documento de identidade original, devendo este ser, preferencialmente, o mesmo com o qual se inscreveu no Processo Seletivo Público, conforme determinado no item 6.15 deste Edital. Não será aceito cópia do documento, ainda que autenticada. Ressaltamos que os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos às 07h50min e fechados às 08h50min para as provas realizadas no período da manhã e serão abertos às 12h50min e fechados às 13h50min para as provas realizadas no período da tarde. Não será permitida a entrada de candidatos retardatários após o fechamento dos portões em hipótese alguma.”

Para o melhor cumprimento dos termos do edital que rege o certame público, cada escola conta com um Termo de Fechamento de Portão próprio, que, na ocasião, é assinado pelo porteiro, pelo coordenador da escola e por mais dois candidatos escolhidos aleatoriamente, de modo a evidenciar a realização deste específico e importante procedimento, conforme rege o Edital. No dia 14 de julho, data em que se realizaram as provas, todas as regras foram seguidas fielmente e os portões fechados nos horários previstos no edital, conforme constam dos termos que ficam de posse do Instituto, sem ocorrência de anormalidades, exceto por candidatos retardatários, normal em provas de concursos, processos seletivos, vestibulares, ENEM e outros do gênero.

No turno da tarde, foram aplicadas as provas do cargo de Agente de Combate às Endemias, com início e fim, impreterivelmente, às 14h e às 17h, respectivamente.

Pela regra editalícia, neste turno vespertino, somente se poderia sair com o caderno de questões após o deslinde de 2 (duas) horas de prova, isto é, somente depois das 16h, conforme se denota da literatura do item 9.12.B:
“Somente depois de decorrido sessenta minutos do início da prova, o candidato poderá entregar a sua folha de respostas e o caderno de questões e, após decorridas duas horas do início da mesma, o candidato poderá levar o caderno de questões. (…)”

Por volta das 16h30, a Coordenadora do Processo Seletivo da Escola Municipal Ana Dutra Vale, ao adentrar a sala de número 01, verificou a existência de um comportamento suspeito de um dos quatro candidatos que ainda faziam prova e constatou, após a indagação de praxe para casos como tais, que este estava portando um aparelho eletroeletrônico – celular, contrariando as normas do edital (item 9.12.D e M) e as recomendações dos fiscais de sala antes do início da prova, os quais solicitam que todos os candidatos coloquem os seus aparelhos eletrônicos dentro de uma embalagem plástica transparente e com lacre.

Sendo assim, o candidato, após identificado, foi dado como eliminado do certame e a Polícia Militar foi imediatamente acionada, chegando, com sua diligência habitual, em poucos minutos ao local.

O Instituto Ágata, na pessoa da sua Coordenadora, que realizou o flagrante, bem assim com uma das fiscais de sala, colaborou com a atuação repressiva da Polícia Civil do município e forneceu todos os dados ao seu alcance para a melhor investigação do caso e está, como sempre, à disposição para o esclarecimento dos fatos.

Alguns detalhes do flagrante ganham especial relevância, na medida em que indicam não haver nenhum indício de vazamento do gabarito da prova.

Por exemplo, verifica-se que, o candidato eliminado, ao bom caminhar do tempo, pois já com 2 (duas) horas e meia de prova, estava apenas iniciando o procedimento fraudulento, uma vez que ainda estava passando para sua folha de resposta o suposto gabarito recebido via mensagem de texto, tendo marcado apenas três questões da folha de resposta, e ainda de forma incorreta, pois retilínea, o que, naturalmente, levaria a pontuação zero destas questões ao candidato, conforme item 9.10 do edital.

A partir deste cenário, o Instituto Ágata adverte, ainda, que conta com um corpo de Coordenadores próprio e assiduamente treinados para estes tipos de tentativa de fraude, bem como dispõe de uma equipe restrita e de singular confiança no que se refere ao acesso aos gabaritos das provas, de modo que o sigilo, a imparcialidade e a lisura do concurso são nortes dos quais a empresa não se afasta, sobretudo para garantir o padrão de igualdade de condições e isonomia de tratamento, aspectos próprios da observância do princípio da Impessoalidade necessários a quem aja, eventualmente, em nome da Administração Pública.

O Instituto Ágata indica, ainda, que está realizando investigação paralela para levantamento de todas as informações necessárias à elucidação dos fatos, bem como acompanha de perto o caminhar das investigações policiais, com o propósito maior de resguardar a lisura do certame e os direitos dos demais candidatos.

Por fim, o Instituto Ágata lamenta o ocorrido e reafirma o compromisso de combater qualquer conduta atentatória à legalidade, ao edital regente e aos princípios norteadores dos certames públicos.


Belém/PA, 17 de julho de 2019.


ELESÂNIA GARÇON ALVARENGA

PRESIDENTE DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ÁGATA



O Blog vai ouvir o Ministério Público sobre o assunto e acompanhar as investigações na esfera policial.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •