Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para a I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que será no próximo dia 15

No dia 15 de dezembro o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), o Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Ministério Público Federal (MPF) realizarão a I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção, que acontecerá no Parque Estadual do Utinga, em Belém. As vagas para participar da atividade são limitadas e as inscrições serão realizadas por meio do link www.even3.com.br/caminhada1mp entre os dias 1 e 9 de dezembro.

Os inscritos deverão doar um quilo de alimento não perecível e levar até os postos de entrega dos kits da caminhada, nos dias 11 e 12 de dezembro. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade em Belém.
Com esta iniciativa, os órgãos ministeriais objetivam promover a aproximação e a integração do Ministério Público com a sociedade, além da defesa da cidadania e a promoção da qualidade de vida e, ainda, lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro.
De acordo com a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, o objetivo da caminhada é fortalecer a união e o elo de confiança da sociedade em relação ao trabalho realizado pelas instituições ministeriais em ações de prevenção e de combate à corrupção.
“É importante que o Ministério Público crie laços com a população, e por meio de atividades abertas, lúdicas, esta sinta-se acolhida, visando uma aproximação benéfica para a concretização da missão institucional do parquet e o fortalecimento do controle social. A parceria entre os órgãos de controle e o controle social é fundamental para o combate à corrupção, desde os pequenos atos até os maiores. É preciso haver uma mudança cultural e para isso todos os atores sociais devem estar em sintonia”, afirmou.
O procurador-chefe do MPF no Pará, Alan Mansur, comentou sobre a importância da forma como o tema está sendo pautado com a sociedade, chamando a atenção para a necessidade de discuti-lo, auxiliando o cidadão a estar bem informado e preparado para ser um multiplicador dessas informações. “O combate à corrupção não é um tema cuja discussão tem que ficar restrita aos órgãos de controle. É um tema que interessa a toda a sociedade, e que, se ignorado, pode acarretar prejuízos no cotidiano de todos nós, e no desenvolvimento da atual e das futuras gerações”, afirmou.
Mansur ressalta, ainda, que “é muito salutar tratarmos desse tema de uma maneira informal, incorporando-o em um evento que vai reunir toda a família, crianças, jovens, adultos e idosos. É uma forma de a sociedade se unir em favor de uma causa fundamental, e de espalhar esse convite o máximo possível, em uma linguagem atraente e encorajadora”, ressaltou.
Sobre o evento -  A I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção é um evento realizado pelos órgãos ministeriais do Estado, MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF, com o apoio das 14 instituições que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Pará, entre elas, os Tribunais de Contas da União, do Estado e dos Municípios, a Controladoria-Geral da União no Pará, a Polícia Federal e a Superintendência da Receita Federal do Brasil – 2° Região Fiscal.
Serviço

I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção

Quando? Dia 15 de dezembro de 2018, às 7h30 da manhã
Onde? Parque Estadual do Utinga – Avenida João Paulo II, S/N – Belém/PA
Qual a data da entrega dos kits da I Caminhada? Nos dias 11 e 12 de dezembro
Onde ficarão os postos de entrega de kits da caminhada?
  • Para servidores dos MPC-PA, MPCM-PA, MPPA e MPF: em seus respectivos órgãos
  • Para os demais inscritos: na sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (av. Nazaré, 766)

Com informações do MPF/PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...