Pular para o conteúdo principal

Humor do Epaminondas ganha o Brasil. "Que tá não!"


Personagem criado pelo juiz Cláudio Rendeiro é pauta da Folha de São Paulo

O humor simples, marcado pela fala característica do caboclo amazônico usado por Epaminondas Gustavo, personagem criado em 2009 pelo juiz Cláudio Rendeiro, titular da 4ª. Vara do Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Pará, para explicar de maneira acessível assuntos relacionados ao Judiciário, foi tema de matéria do jornal Folha de São Paulo da últimasegunda-feira, 18.


Em 2013, após Cláudio Rendeiro gravar um áudio para o filho, que se tornou viral nas redes sociais, o personagem começou a ficar conhecido e o juiz começou a receber convites para gravar programas. Desde o início de 2014, seu personagem apresenta na Web Rádio Jus do TJPA o programa de um minuto “Escuta mano o meu recado”, em que faz piadas usando o linguajar e expressões típicos do ribeirinho amazônico e explica temas como violência contra a mulher, leis trabalhistas, direito eleitoral e civil, penas alternativas e outros.

Para o juiz, seu personagem tem um propósito educativo. “O Epaminondas transforma o juridiquês em algo mais informal. Qualquer pessoa, da mais à menos instruída, vai entender. É papel do personagem promover a cidadania. Ele foi criado por um juiz, e não teria sentido o humor pelo humor. É algo pedagógico”, disse o juiz à Folha.

O programa também é apresentado diariamente na Rádio Cultura, e hoje também são produzidas vinhetas em vídeo com temáticas educativas, exibidas na fanpage do TJPA no Facebook .

O personagem criado pelo juiz também aparece em programetes produzidos por outras instituições, sobre temas como educação no trânsito  e saúde,  além de  apresentar shows de stand-up comedy de cunho social e comandar o  bloco de Carnaval Atrás do sem aquele, que abraça causas sociais.


Em tempo:

A Matéria com a manchete:  “Juiz usa personagem ribeirinho para “traduzir juridiquês” no Pará” é acessada no link a seguir somente por assinantes e cadastrados do site Folha de São Paulo    https://brasil.blogfolha.uol.com.br/2018/06/18/juiz-usa-personagem-ribeirinho-para-traduzir-juridiques-a-populacao-no-para/

“Mas, que tá não!”


Fonte: TJ/PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...