Pular para o conteúdo principal

Vila do Conde: 8 mil pessoas ganharão um poço profundo com água de qualidade e pressão adequada


Este poço profundo está sendo perfurado na localidade e vai captar água de aquífero confinado (também chamado de aquífero sob pressão, é aquele onde a pressão da água em seu topo é maior do que a pressão atmosférica ) livre de contaminação. O objetivo é garantir maior fluidez no abastecimento aos consumidores e irá beneficiar cerca de 8 mil moradores de Vila do Conde.


Os responsáveis pela obra afirmam que, com a operação do novo poço, a população terá água com qualidade e pressão adequadas, possibilitando a devida utilização nas atividades diárias. A qualidade da água será checada mediante análises realizadas em laboratórios.

Enquanto o serviço de perfuração do poço não fica pronto, os moradores do Conde são abastecidos por meio de seis caixas d´água comunitárias instalados em pontos estratégicos da Vila. “O abastecimento é diário e ocorre via carros-pipa”, informou a Águas de São Francisco, empresa que tem a concessão do serviço dada pela prefeitura por meio de licitação.

“A água que a concessionária fornece é analisada de acordo com a legislação vigente, de duas em duas horas. No laboratório de análises físico-químicas, que fica anexado à sede administrativa da empresa em Vila dos Cabanos, técnicos realizam análises de turbidez, pH, cloro residual livre, ferro, cor, coliformes totais e eschericha coli (e.coli). São realizadas mais de 3 mil análises mensais”, divulgou a empresa.

O mesmo procedimento é feito quando os carros-pipa são abastecidos. Após a conclusão da perfuração e interligação do novo poço na rede de distribuição de água, uma segunda etapa será realizada. A empresa disse que fará o cadastro dos moradores para a adesão à rede de abastecimento.


A empresa divulgou que o investimento promovido pela Águas de São Francisco utiliza a captação em aquífero confinado. Por ser captada de forma mais profunda, a água que a concessionária utiliza não fica exposta a coliformes fecais nem a demais contaminações presentes no solo, como metais pesados.




Serviço:

Verifique a localização das caixas d’águas comunitárias em Vila do Conde:
Rua Santarém, esquina com Gabriel Hermes;
Rua Alenquer, esquina com a Rua da Rosinha;
Rua Baião, entre rua Cametá e rua Portel;
Avenida Lauro Sodré, esquina com travessa Gabriel Hermes;
Avenida Lauro Sodré, próxima rua da Rosinha;
Rua da Prainha.


Com informações da ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...