Vila do Conde: 8 mil pessoas ganharão um poço profundo com água de qualidade e pressão adequada


Este poço profundo está sendo perfurado na localidade e vai captar água de aquífero confinado (também chamado de aquífero sob pressão, é aquele onde a pressão da água em seu topo é maior do que a pressão atmosférica ) livre de contaminação. O objetivo é garantir maior fluidez no abastecimento aos consumidores e irá beneficiar cerca de 8 mil moradores de Vila do Conde.


Os responsáveis pela obra afirmam que, com a operação do novo poço, a população terá água com qualidade e pressão adequadas, possibilitando a devida utilização nas atividades diárias. A qualidade da água será checada mediante análises realizadas em laboratórios.

Enquanto o serviço de perfuração do poço não fica pronto, os moradores do Conde são abastecidos por meio de seis caixas d´água comunitárias instalados em pontos estratégicos da Vila. “O abastecimento é diário e ocorre via carros-pipa”, informou a Águas de São Francisco, empresa que tem a concessão do serviço dada pela prefeitura por meio de licitação.

“A água que a concessionária fornece é analisada de acordo com a legislação vigente, de duas em duas horas. No laboratório de análises físico-químicas, que fica anexado à sede administrativa da empresa em Vila dos Cabanos, técnicos realizam análises de turbidez, pH, cloro residual livre, ferro, cor, coliformes totais e eschericha coli (e.coli). São realizadas mais de 3 mil análises mensais”, divulgou a empresa.

O mesmo procedimento é feito quando os carros-pipa são abastecidos. Após a conclusão da perfuração e interligação do novo poço na rede de distribuição de água, uma segunda etapa será realizada. A empresa disse que fará o cadastro dos moradores para a adesão à rede de abastecimento.


A empresa divulgou que o investimento promovido pela Águas de São Francisco utiliza a captação em aquífero confinado. Por ser captada de forma mais profunda, a água que a concessionária utiliza não fica exposta a coliformes fecais nem a demais contaminações presentes no solo, como metais pesados.




Serviço:

Verifique a localização das caixas d’águas comunitárias em Vila do Conde:
Rua Santarém, esquina com Gabriel Hermes;
Rua Alenquer, esquina com a Rua da Rosinha;
Rua Baião, entre rua Cametá e rua Portel;
Avenida Lauro Sodré, esquina com travessa Gabriel Hermes;
Avenida Lauro Sodré, próxima rua da Rosinha;
Rua da Prainha.


Com informações da ASCOM/PMB

Comentários