Pular para o conteúdo principal

Prefeito Vilaça pede apoio ao Ministro Hélder para construir a ponte que vai interligar Barcarena sede ao Murucupi

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, pediu apoio do Ministério da Integração Nacional para construir a ponte do São Francisco, que vai ligar o distrito do Murucupi à sede do município. O pedido foi feito pessoalmente ao ministro Helder Barbalho que veio a Barcarena participar do “2° Fórum de debates: a logística voltada para o Arco Norte”, realizado no hotel Samaúma, na noite desta sexta-feira (2).
A solicitação do prefeito arrancou aplausos do público que lotou o auditório do hotel. “Temos o sonho de construir essa ponte”, disse Vilaça. Ao deixar o local do evento, o ministro disse que vai analisar o pedido. “Eu pedi, inclusive, que o prefeito pudesse fazer chegar a minhas mãos (o projeto) para que eu possa analisar. Estou certo de que é um projeto importantíssimo de integração entre as duas partes da cidade e irei olhar com toda atenção”, disse Helder.
A construção da ponte do São Francisco foi uma das propostas de Vilaça anunciada na campanha de 2012. Eleito, Vilaça elaborou o projeto e encaminhou à Brasília, mas ainda não conseguiu verbas para a execução. O prefeito considerou que o excesso de burocracia foi um dos pontos de entrave para a aprovação do projeto. “Com esse estudo (Arco Norte), o município vai destravar”, avaliou Vilaça.
Os estudos sobre os desafios logísticos do Arco Norte começaram em abril de 2015 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara Federal. O Cedes é presidido pelo deputado Lúcio Vale. Esse foi o segundo encontro realizado no Pará. O primeiro foi em Santarém. “Se não houver vontade política, esses projetos não vão sair do papel”, disse Vale, que vai apresentar o resultado do estudo do Arco Verde ao presidente Temer, dia 7, em Brasília.   
Nele estão contidas as proposições para dar andamento a obras estruturantes na região Norte como o asfaltamento da BR-163, a ferrovia Norte Sul e a ampliação e melhoria do porto de Vila do Conde. O estudo foi apresentado a uma plateia formada por prefeitos e vereadores do Baixo-Tocantins, empresários, secretários municipais, empresários e lideranças comunitárias.
Ao fazer uso da palavra, o deputado estadual Renato Ogawa considerou que o momento era especial para Barcarena já que agora o município está sendo ouvido. Ele lembrou que na ditadura militar os projetos iam chegando “muitas vezes passando por cima do governo do estado e também do município”. “A importância desse momento é a mudança de paradigma”, afirmou Ogawa.


Com informações do "Blog Conexão B"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...