Pular para o conteúdo principal

Simão Jatene instala Comitê de Governança Estadual do Pacto pela Educação


O Pacto Pela Educação do Pará – projeto que nasceu no âmbito do governo do Estado e já reúne uma grande quantidade de parceiros em vários setores, como profissionais da Educação, empresariado e movimentos sociais – deu, na tarde desta terça-feira (09), mais um importante passo rumo à meta de alcançar a excelência na educação básica do Pará. 
Foi instalado oficialmente o Comitê Gestor Estadual do Pacto, o qual, entre outras funções, vai mobilizar os mais diversos agentes em torno da melhoria da educação, além de acompanhar, avaliar e propor mudanças nas ações executadas.
A solenidade de instalação do Comitê, que contou com a participação do governador Simão Jatene, foi realizada no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. Antes da solenidade, Simão Jatene se reuniu com empresários e representantes de diversas instituições (ligadas, principalmente, ao segmento empresarial), que já estão contribuindo com o Pacto.

A reunião seguinte foi com educadores, secretários de Estado, empresários e demais autoridades, para formalizar a instalação do Comitê de Governança Estadual, que conta com a seguinte composição, prevista no decreto que criou os Comitês de Governança Estadual e de Governança Regionais, publicado em 1º de abril deste ano:
Membros - O presidente e o vice-presidente são, respectivamente, o governador do Estado e o secretário Especial de Estado de Promoção Social. O secretário de Estado de Educação ocupa o cargo de secretário executivo do Comitê, que também tem entre os seus membros o secretário de Estado de Assistência Social; o secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda; um representante da Assembleia Legislativa do Pará; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep); o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PA); dois representantes de empresas; um representante da Universidade do Estado do Pará (Uepa); um representante de organismo internacional e um representante da sociedade civil.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, desde que foi lançado, em março deste ano, o Pacto já vem caminhando para implantar várias ações, mas, a partir de agora, entrará em uma fase mais acelerada.
 “O Comitê é fundamental, porque o nosso objetivo com o Pacto, em última instância, é aprimorar o controle social da educação, para que a sociedade possa ajudar no processo de melhoria da educação. Entre agosto e setembro deveremos instalar todos os Comitês Regionais, e esperamos que já no final deste ano, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), possamos observar os primeiros frutos deste trabalho. Nossa meta é começar a enxergar uma mudança na curva que representa a qualidade da educação no Pará, dando início a uma nova trajetória de crescimento e melhoria dos índices”, destacou o secretário, acrescentando que a principal meta do Pacto é, em cinco anos, melhorar em 30% o Ideb do Pará.
Na solenidade, Simão Jatene agradeceu a todos que já aderiram ao Pacto Pela Educação do Pará e, mais uma vez, ressaltou a importância do engajamento de toda a sociedade. “O Comitê de Governança tem a função de articular, avaliar e facilitar as coisas, para que todos possam participar desse Pacto. Este não é um programa do governador, de governo, da Secretaria de Educação ou de qualquer outra instância: É de todos nós, é um projeto de Estado, e todos precisam estar unidos no sentido de melhorar a qualidade da nossa educação. O fato é que se avançou na universalização da educação, mas a qualidade foi sendo perdida, e precisamos retomá-la agora. Isso, no entanto, pressupõe, de um lado, um trabalho na rede física, mas, sobretudo, a melhoria e valorização dos profissionais da educação e da gestão das escolas. Tudo isso é o que compõe a raiz do Pacto”, frisou o governador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •