Pular para o conteúdo principal

Simão Jatene instala Comitê de Governança Estadual do Pacto pela Educação


O Pacto Pela Educação do Pará – projeto que nasceu no âmbito do governo do Estado e já reúne uma grande quantidade de parceiros em vários setores, como profissionais da Educação, empresariado e movimentos sociais – deu, na tarde desta terça-feira (09), mais um importante passo rumo à meta de alcançar a excelência na educação básica do Pará. 
Foi instalado oficialmente o Comitê Gestor Estadual do Pacto, o qual, entre outras funções, vai mobilizar os mais diversos agentes em torno da melhoria da educação, além de acompanhar, avaliar e propor mudanças nas ações executadas.
A solenidade de instalação do Comitê, que contou com a participação do governador Simão Jatene, foi realizada no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. Antes da solenidade, Simão Jatene se reuniu com empresários e representantes de diversas instituições (ligadas, principalmente, ao segmento empresarial), que já estão contribuindo com o Pacto.

A reunião seguinte foi com educadores, secretários de Estado, empresários e demais autoridades, para formalizar a instalação do Comitê de Governança Estadual, que conta com a seguinte composição, prevista no decreto que criou os Comitês de Governança Estadual e de Governança Regionais, publicado em 1º de abril deste ano:
Membros - O presidente e o vice-presidente são, respectivamente, o governador do Estado e o secretário Especial de Estado de Promoção Social. O secretário de Estado de Educação ocupa o cargo de secretário executivo do Comitê, que também tem entre os seus membros o secretário de Estado de Assistência Social; o secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda; um representante da Assembleia Legislativa do Pará; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep); o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PA); dois representantes de empresas; um representante da Universidade do Estado do Pará (Uepa); um representante de organismo internacional e um representante da sociedade civil.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, desde que foi lançado, em março deste ano, o Pacto já vem caminhando para implantar várias ações, mas, a partir de agora, entrará em uma fase mais acelerada.
 “O Comitê é fundamental, porque o nosso objetivo com o Pacto, em última instância, é aprimorar o controle social da educação, para que a sociedade possa ajudar no processo de melhoria da educação. Entre agosto e setembro deveremos instalar todos os Comitês Regionais, e esperamos que já no final deste ano, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), possamos observar os primeiros frutos deste trabalho. Nossa meta é começar a enxergar uma mudança na curva que representa a qualidade da educação no Pará, dando início a uma nova trajetória de crescimento e melhoria dos índices”, destacou o secretário, acrescentando que a principal meta do Pacto é, em cinco anos, melhorar em 30% o Ideb do Pará.
Na solenidade, Simão Jatene agradeceu a todos que já aderiram ao Pacto Pela Educação do Pará e, mais uma vez, ressaltou a importância do engajamento de toda a sociedade. “O Comitê de Governança tem a função de articular, avaliar e facilitar as coisas, para que todos possam participar desse Pacto. Este não é um programa do governador, de governo, da Secretaria de Educação ou de qualquer outra instância: É de todos nós, é um projeto de Estado, e todos precisam estar unidos no sentido de melhorar a qualidade da nossa educação. O fato é que se avançou na universalização da educação, mas a qualidade foi sendo perdida, e precisamos retomá-la agora. Isso, no entanto, pressupõe, de um lado, um trabalho na rede física, mas, sobretudo, a melhoria e valorização dos profissionais da educação e da gestão das escolas. Tudo isso é o que compõe a raiz do Pacto”, frisou o governador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...