Barcarena: Revólver calibre 38 utilizado por adolescente para atingir outros jovens já foi apreendido. diz delegado.
A Escola Municipal São Francisco Xavier, no município de Barcarena, no nordeste do Pará, teve a segurança reforçada na manhã desta terça-feira (14). O objetivo é evitar novas ocorrências de violência próximo à instituição. Na manhã da última segunda-feira (13), um jovem de 15 anos atirou contra três colegas após uma discussão em frente da escola.
![]() |
Foto Ilustrativa |
Segundo o delegado titular da delegacia do município, Maurício de Menezes, o revólver calibre 38 utilizado pelo adolescente para atingir os outros jovens foi apreendido. O estudante foi detido, prestou depoimento e foi apresentado no Ministério Público Estadual, que representou junto a Vara da Infância e da Juventude no Fórum de Barcarena. "O juiz deve decretar a internação provisória dele ou então entender que não é o caso e fazer a entrega ao responsável do adolescente", informou Menezes.
O delegado informou ainda que o jovem disse, em depoimento, que a arma era do pai dele. "Ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, já que em Barcarena não tem unidade especializada para atender jovens e adolescentes. Ele disse que o revólver foi penhorado no bar que o pai dele tem. Sendo assim, o responsável pode até responder pelo crime de omissão de cautela e porte ilegal de arma, caso ele não tenha registro. Mas ainda vamos apurar melhor a situação para ver se procede a informação", disse.
Segundo a vice-diretora da escola, Rosete Furtado, o aluno que efetuou os disparos estuda na instituição desde 2012. "Não tínhamos identificado esse comportamento por parte dele. Ele era muito calmo. Hoje nós recebemos a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com psicóloga, assistente social, para acompanhar ele e a família dele também", afirmou.
![]() |
Escola São Francisco/Herlon Oliveira |
Rosete disse ainda que o jovem está assustado. "Ele está com medo. Eu acho que ele não vai ficar na escola. Vamos reunir pais e sabemos que a comunidade não vai aceitar a permanência dele na escola. Têm pais pedindo transferência dos alunos. Então acaba sendo grande a possibilidade dele ser transferido para outra escola", diz.
De acordo com a professora Lindalva Santos, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed), novos procedimentos de segurança serão adotados para garantir a segurança dos estudantes da instituição.
"Hoje teve aula normal. Mas alguns procedimentos serão alterados. Antes não tinha vigilância todos os turnos, somente à noite. Agora já colocamos lá um segurança por turno, um de manhã, outro à tarde e outro no horário da noite e eles terão o apoio da Polícia Militar. No momento da confusão e dos disparos não tinha nenhum vigilante", comenta.
Ainda de acordo com informações de Lidalva, o desentendimento entre os alunos começou em outra ocasião na praia do Cariri, em Vila dos Cabanos, distrito de Barcarena. "O problema é que eles acabaram deixando para 'acertar as contas', como eles falam, na frente da escola", lamentou.
Os tiros disparados pelo jovem atingiram outros dois adolescentes. Segundo Lindalva, um deles também é aluno da escola e o outro é seu primo. A professora informou ainda que ambos foram socorridos imediatamente e que a diretoria da instituição prestou depoimento à polícia e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O).
"Nós acionamos também as famílias de todos. Um dos atingidos foi encaminhado para o hospital municipal. O outro chegou a ir para Belém para receber atendimento, mas ambos já estão em casa e passam bem", garantiu Lindalva.
A Semed divulgou o suspeito do crime abordou as vítimas atirando e, em seguida, pulou o muro da escola para ir se esconder dentro da secretaria, com medo de ser linchado pela população. O suspeito só saiu da unidade, quando a Polícia Militar chegou ao local.
Segundo as informações da polícia e das representantes da escola e da Semed, o jovem que efetuou os disparos mora em uma comunidade afastada da escola.
Fonte: G1/PA
Comentários