Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Revólver calibre 38 utilizado por adolescente para atingir outros jovens já foi apreendido. diz delegado.



A Escola Municipal São Francisco Xavier, no município de Barcarena, no nordeste do Pará, teve a segurança reforçada na manhã desta terça-feira (14). O objetivo é evitar novas ocorrências de violência próximo à instituição. Na manhã da última segunda-feira (13), um jovem de 15 anos atirou contra três colegas após uma discussão em frente da escola.

Foto Ilustrativa
Segundo o delegado titular da delegacia do município, Maurício de Menezes, o revólver calibre 38 utilizado pelo adolescente para atingir os outros jovens foi apreendido. O estudante foi detido, prestou depoimento e foi apresentado no Ministério Público Estadual, que representou junto a Vara da Infância e da Juventude no Fórum de Barcarena. "O juiz deve decretar a internação provisória dele ou então entender que não é o caso e fazer a entrega ao responsável do adolescente", informou Menezes.

O delegado informou ainda que o jovem disse, em depoimento, que a arma era do pai dele. "Ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, já que em Barcarena não tem unidade especializada para atender jovens e adolescentes. Ele disse que o revólver foi penhorado no bar que o pai dele tem. Sendo assim, o responsável pode até responder pelo crime de omissão de cautela e porte ilegal de arma, caso ele não tenha registro. Mas ainda vamos apurar melhor a situação para ver se procede a informação", disse.
Segundo a vice-diretora da escola, Rosete Furtado, o aluno que efetuou os disparos estuda na instituição desde 2012. "Não tínhamos identificado esse comportamento por parte dele. Ele era muito calmo. Hoje nós recebemos a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com psicóloga, assistente social, para acompanhar ele e a família dele também", afirmou.
Escola São Francisco/Herlon Oliveira
Rosete disse ainda que o jovem está assustado. "Ele está com medo. Eu acho que ele não vai ficar na escola. Vamos reunir pais e sabemos que a comunidade não vai aceitar a permanência dele na escola. Têm pais pedindo transferência dos alunos. Então acaba sendo grande a possibilidade dele ser transferido para outra escola", diz.
De acordo com a professora Lindalva Santos, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed), novos procedimentos de segurança serão adotados para garantir a segurança dos estudantes da instituição.
"Hoje teve aula normal. Mas alguns procedimentos serão alterados. Antes não tinha vigilância todos os turnos, somente à noite. Agora já colocamos lá um segurança por turno, um de manhã, outro à tarde e outro no horário da noite e eles terão o apoio da Polícia Militar. No momento da confusão e dos disparos não tinha nenhum vigilante", comenta.
Ainda de acordo com informações de Lidalva, o desentendimento entre os alunos começou em outra ocasião na praia do Cariri, em Vila dos Cabanos, distrito de Barcarena. "O problema é que eles acabaram deixando para 'acertar as contas', como eles falam, na frente da escola", lamentou.
Os tiros disparados pelo jovem atingiram outros dois adolescentes. Segundo Lindalva, um deles também é aluno da escola e o outro é seu primo. A professora informou ainda que ambos foram socorridos imediatamente e que a diretoria da instituição prestou depoimento à polícia e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O).
"Nós acionamos também as famílias de todos. Um dos atingidos foi encaminhado para o hospital municipal. O outro chegou a ir para Belém para receber atendimento, mas ambos já estão em casa e passam bem", garantiu Lindalva.
A Semed divulgou o suspeito do crime abordou as vítimas atirando e, em seguida, pulou o muro da escola para ir se esconder dentro da secretaria, com medo de ser linchado pela população. O suspeito só saiu da unidade, quando a Polícia Militar chegou ao local.
Segundo as informações da polícia e das representantes da escola e da Semed, o jovem que efetuou os disparos mora em uma comunidade afastada da escola.

Fonte: G1/PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...