Barcarena é palco da capacitação dos profissionais da Rede de Atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica
Desde hoje 06/05, em Barcarena (Baixo Tocantins), A Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh) por meio da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade (SEMAS) realizam a abertura do curso de capacitação para profissionais e agentes públicos como parte do projeto “Sensibilização e Capacitação dos Profissionais da Rede de Atendimento a Mulher em situação de Violência”, que tem a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM).
A Abertura Oficial ocorrerá durante a tarde as 16:00h na “Estação
Conhecimento” (D. Romualdo Coelho, S/N - Antigo Club 1 - Vila dos Cabanos), com a presença de várias autoridades.
De acordo com a Coordenadora de Promoção dos Direitos da
Mulher, Maria Trindade “a importância do curso se dá na tentativa de
sensibilizar e capacitar os profissionais que atuam nos serviços especializados
e na rede de atendimento a mulher em situação de violência e como resultado
disso, procurar oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e acolhedor à
população e às mulheres que buscam atendimentos nos serviços”.
![]() |
Foto Ilustrativa |
A ação tem por objetivo capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento das mulheres que buscam os diversos serviços da rede de assistência, saúde, educação, justiça, entre outros, a fim de oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e acolhedor.
Incentivar também a oferta do serviço em forma de rede, estabelecendo ações conjuntas que garantam um atendimento integral à mulher vitimada pela violência. Contribuir para o fim das desigualdades e combate às discriminações de gênero, promovendo o acesso à justiça e o resgate das mulheres como sujeito de direitos; e por fim, possibilitar a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento da Violência e Implementação da Lei Maria da Penha.
Além de Barcarena e Abaetetuba que também começa hoje, outros 16 municípios sede dessa capacitação são: Parauapebas, Xinguara, Conceição do Araguaia, Breves, Soure, Abaetetuba, Jacundá, Tailândia, Bragança e Capanema.
A capacitação tem como público alvo: policiais civis, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, advogados, arte-educadores, entre outros profissionais da rede de serviços, dispondo de uma carga horária de 60h.
Fonte: Sejudh
Comentários