Pular para o conteúdo principal

Barcarena é palco da capacitação dos profissionais da Rede de Atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica


Desde hoje 06/05, em Barcarena (Baixo Tocantins), A Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh) por meio da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade (SEMAS)  realizam a abertura do curso de capacitação para profissionais e agentes públicos como parte do projeto “Sensibilização e Capacitação dos Profissionais da Rede de Atendimento a Mulher em situação de Violência”, que tem a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM).
 A Abertura Oficial ocorrerá durante a tarde as 16:00h na “Estação Conhecimento” (D. Romualdo Coelho, S/N - Antigo Club 1 - Vila dos Cabanos), com a presença de várias autoridades.

De acordo com a Coordenadora de Promoção dos Direitos da Mulher, Maria Trindade “a importância do curso se dá na tentativa de sensibilizar e capacitar os profissionais que atuam nos serviços especializados e na rede de atendimento a mulher em situação de violência e como resultado disso, procurar oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e acolhedor à população e às mulheres que buscam atendimentos nos serviços”.

Foto Ilustrativa
A ação tem por objetivo capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento das mulheres que buscam os diversos serviços da rede de assistência, saúde, educação, justiça, entre outros, a fim de oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e acolhedor.
Incentivar também a oferta do serviço em forma de rede, estabelecendo ações conjuntas que garantam um atendimento integral à mulher vitimada pela violência. Contribuir para o fim das desigualdades e combate às discriminações de gênero, promovendo o acesso à justiça e o resgate das mulheres como sujeito de direitos; e por fim, possibilitar a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento da Violência e Implementação da Lei Maria da Penha.
Além de Barcarena e Abaetetuba que também começa hoje, outros 16 municípios sede dessa capacitação são: Parauapebas, Xinguara, Conceição do Araguaia, Breves, Soure, Abaetetuba, Jacundá, Tailândia, Bragança e Capanema.
A capacitação tem como público alvo: policiais civis, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, advogados, arte-educadores, entre outros profissionais da rede de serviços, dispondo de uma carga horária de 60h. 


Fonte: Sejudh


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...