Pular para o conteúdo principal

Procon convoca reunião para tratar do reajuste da mensalidade escolar que vigora este ano.


Diretora do Procon, Eliana Uchoa.
A taxa de reajuste da mensalidade das escolas paraenses para vigorar em 2013 será tema de reunião dia 11 deste mês, às 11 horas, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com a participação de representantes do Sindicato das Escolas Particulares, Associações de Pais e Alunos e União Nacional dos Estudantes (UNE).
A reunião foi convocada pelo Procon, vinculado à Sejudh, e tem o apoio do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O objetivo é condicionar o reajuste ao percentual de variação da inflação prevista para este ano, minimizando o impacto gerado na renda familiar do consumidor.
O Pará é o único Estado da Federação que conseguiu desenvolver uma articulação junto aos empresários para definir a taxa de reajuste. No restante do país, as próprias instituições de ensino definem os valores das mensalidades das escolas particulares, sem que o consumidor final participe do processo. A coordenadora do Procon, Eliana Uchoa, explica que há dez anos o governo media a mesa de discussão com os empresários, para juntos definirem os valores.
“Temos conseguido fechar acordos de reajuste sempre na faixa dos valores da inflação, o que vem sendo praticado ao longo desses anos. Em São Paulo, por exemplo, a taxa de reajuste vai variar entre 15% e 20%; aqui no Pará o empresariado está solicitando 8%, o que já demonstra uma diferença de comportamento. O Procon propõe 6%, que é a variação prevista para a inflação do período. Tenho certeza que vamos chegar a um número que beneficie o consumidor sem prejudicar os empresários”, afirma.

Material – Além das despesas com o reajuste da mensalidade escolar, o consumidor deve se preparar para a lista de material, que geralmente pesa no orçamento das famílias no início do ano. Pesquisar preços em diversos estabelecimentos é fundamental para quem quer economizar, pois a variação de valores em cada item pode deixar a compra até 20% mais cara.
O Procon também orienta que os consumidores tenham atenção aos itens pedidos na lista, para que não sejam prejudicados com solicitações abusivas. As escolas não podem solicitar nenhum tipo de material que não seja de consumo individual dos estudantes, como, por exemplo, papel higiênico, giz, CDs e sabonete líquido, entre outros. O pai também deve avaliar a quantidade solicitada por item, conforme explica Eliana Uchoa.
“Se a escola solicita duas resmas de papel sem pauta, é possível avaliar que o aluno não vai consumir sozinho essa quantidade, e isso é considerado abusivo. No caso de listas que tenham itens proibidos ou quantidades abusivas, o consumidor deve procurar a escola para solucionar o problema; caso não consiga, o Procon deve ser acionado imediatamente. As escolas que lesarem o direito do consumidor podem ser autuadas e pagar multas que variam de um salário mínimo a R$ 3 milhões”, assegura.
O consumidor pode denunciar o abuso na cobrança de material escolar ou aumento da mensalidade escolar acima da porcentagem determinada pelos telefones 151 e 3074-2824, ou diretamente em um dos postos de atendimento do Procon. No ato da denúncia, é gerado um número de protocolo, com o qual é possível acompanhar todo o processo. Confira abaixo a relação de itens proibidos e que têm quantidade restrita na lista de material escolar, segundo o Procon. 
Mais informações e dicas podem ser obtidas no site do Procon:

Arquivos em Anexo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •