Pular para o conteúdo principal

Em Belém: MPE cobra ações de proteção aos moradores de rua.


O Ministério Público do Estado (MPE) declarou que aguarda do estado e do município medidas de proteção e atendimento aos moradores de rua em Belém. 

O pronunciamento se deu após denúncias de que o incêndio que destruiu, na última segunda-feira (14), um casarão tombado no bairro do reduto teria sido provocado por moradores de rua que ocupavam o local.

“Diante da situação, os municípios e as autoridades responsáveis serão requisitados a repassarem informações e dar providencias imediatas a respeito dos moradores em situação de risco. Essas autoridades precisam vir até o Ministério Público apresentar planos de ação”, declarou Waldir Macieira, promotor de Justiça.

Por toda cidade, perambulam pessoas sujeitas à violência e maus tratos, alvos de violações aos direitos humanos. Para obter abrigos, eles invadem imóveis abandonados.

A Fundação Municipal Papa João 23 (Funpapa) é um dos órgãos responsáveis por colocar em prática ações que minimizem os riscos sociais à população de rua. Há 16 dias no cargo de presidente da fundação, Nilda Paula diz que está no período de transição e colhendo informações sobre a situação.

Na prática, a prefeitura de Belém tem apena sum abrigo com 24 vagas para moradores de rua. O secretário de estado de assistência social, Heitor Pinheiro, afirma que cabe à prefeitura tratar do caso. 

Segundo o secretário, a prefeitura tem que apresentar soluções e políticas sociais aos moradores de rua.



Fonte: G1/Pa.


Comentários

Anônimo disse…
nÃO SEI O QUE DIZER DIANTE DESSA SITUAÇÃO: VEMOS UM DESCASO DO GOVERNO E UMA SOCIEDADE MUITO CONFORTÁVEL. SOMOS PEQUENAS ANDORINHAS, MAS CREIO QUE PODEMOS FAZER DIFERENÇA ATRAVÉS DE ATITUDES DIGNAS E HUMANAS.
VAMOS FAZER O QUE NOS CABE A CADA UM. DESENVOLVER O SENSO DE RESPONSABILIDADE COM O IRMÃO MENOS FAVORECIDO.
Paulo César Rodrigues

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia • ...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...